Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “Não é da minha responsabilidade”, diz o juiz Sérgio Moro sobre a candidatura de Lula em 2018

Compartilhe esta notícia:

O reitor da Universidade Notre Dame, Rev. John I. Jenkins, entrega prêmio ao juiz Sérgio Moro. (Foto: Divulgação Universidade Notre Dame)

O juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato em primeira instância, disse nessa segunda-feira, que ‘não é da sua responsabilidade’ o fato de o ex-presidente Lula eventualmente poder se candidatar à Presidência em 2018.

Após almoço no hotel Fasano, em São Paulo, durante homenagem conferida a ele pela Universidade Notre Dame, dos Estados Unidos, Moro foi indagado pelo jornalista Philip Reeves da Rádio Pública Americana, sobre como via o fato de alguém condenado por ele, no caso o ex-presidente Lula, poder se candidatar à Presidência e, eventualmente, se eleger.

“Eu sou um juiz fazendo o meu trabalho na Corte, julgando casos. E o que acontece fora da Corte não é da minha responsabilidade”, ponderou o magistrado.

Moro condenou Lula a uma pena de nove anos e seis meses de prisão no caso triplex, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro supostamente recebido da empreiteira OAS.

Nas mãos do juiz da Lava-Jato estão em curso, ainda, outras duas ações penais contra o petista, que nega os ilícitos.

Mesmo condenado a pena tão elevada, Lula apela em liberdade junto ao TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4.ª Região), o tribunal da Lava-Jato, com sede em Porto Alegre.

Se a Corte federal confirmar a pena imposta ao ex-presidente ele será incluído na Lei da Ficha Limpa, o que poderá impedi-lo de concorrer em 2018.

Segundo a instituição, o Notre Dame Awards é concedido a pessoas que são “pilares de consciência e integridade, cujas ações beneficiaram seus compatriotas”.

Premiação
O Prêmio Notre Dame, segundo a universidade, é ‘entregue periodicamente para homens e mulheres cuja vida e obras demonstra, dedicação exemplar aos ideais pela qual a Universidade preza’ desde 1992.
O prêmio já foi entregue a pessoas como Madre Teresa de Calcutá, o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter e o irlândes John Hume, agraciado com o Nobel da Paz em 1998.

“No caso do Dr. Moro, a universidade reconhece que ele está envolvido em nada menos que a preservação da integridade de sua nação, apesar de sua aplicação firme e imparcial da lei. Ao abordar os problemas prejudiciais da corrupção pública de uma maneira justa, mas zelosa, o Dr. Moro fez diferença marcante para todos os brasileiros e para a humanidade em geral na nossa sede universal de justiça”, comentou o presidente da universidade, John I. Jenkins.

Ao premiar o magistrado, a universidade citou que o juiz brasileiro modelou sua atividade jurídica com base na Operação Mãos Limpas, que envolvia investigações sobre a corrupção na Itália, na década de 1990.
A instituição também relembrou que o magistrado paranaense teve papel fundamental no “caso Banestado” – escândalo de evasão de dezenas bilhões de reais do Banco do Estado do Paraná, também, na década de 1990.
“Sérgio Fernando Moro e sua equipe deram nova esperança aos brasileiros e a milhões de pessoas em todo o mundo que desejam honestidade no governo. Como resultado do bom trabalho do Dr. Moro, o Brasil, em vez de ser infame pela corrupção, tornou-se um farol para o resto do hemisfério sobre como lutar contra isso”, disse a universidade, em nota.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Um juiz rejeitou o acordo que permitira ao ex-ministro da Fazenda Guido Mantega livrar-se da prisão
Ao menos 14 tratativas para acordo de delação premiada na Operação Lava-Jato foram passadas pela gestão de Rodrigo Janot à equipe da nova procuradora-geral da República
https://www.osul.com.br/nao-e-da-minha-responsabilidade-diz-o-juiz-sergio-moro-sobre-candidatura-de-lula-em-2018/ “Não é da minha responsabilidade”, diz o juiz Sérgio Moro sobre a candidatura de Lula em 2018 2017-10-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar