Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “Não se assustem se alguém pedir o AI-5”, diz o ministro da Economia

Compartilhe esta notícia:

"Sejam responsáveis, pratiquem a democracia", afirmou Guedes

Foto: Isac Nóbrega/PR
Ministro afirma que o Congresso não pode criar despesas sem apresentar compensação equivalente. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na segunda-feira (25) que não é possível se assustar com a ideia de alguém pedir o AI-5 diante de uma possível radicalização dos protestos de rua no Brasil.

Durante entrevista coletiva em Washington (EUA), Guedes comentava a convulsão social e institucional em países da América Latina e disse que era preciso prestar atenção na sequência de acontecimentos nas nações vizinhas para ver se o Brasil não tem nenhum pretexto que estimule manifestações do mesmo tipo.

“Sejam responsáveis, pratiquem a democracia. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem, então, se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente? Levando o povo para a rua para quebrar tudo. Isso é estúpido, é burro, não está à altura da nossa tradição democrática”, declarou Guedes.

O ministro afirmou que declarações sobre a edição de um novo AI-5 no Brasil, como a feita por um dos filhos de Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), são uma reação ao que chamou de convocações feitas pela esquerda, endossadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva logo depois de ser solto, há mais de duas semanas.

O Ato Institucional nº 5, editado em 13 de dezembro de 1968, no governo de Costa e Silva, marcou o período mais duro do regime militar. O decreto concedeu ao presidente poderes quase ilimitados, como fechar o Congresso Nacional e demais casas legislativas por tempo indeterminado e cassar mandatos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Bolsonaro quer garantia para quem se defender de invasor em sua casa
Julgamento de recurso de Lula na Justiça Federal em Porto Alegre mobiliza um amplo esquema de trânsito e segurança
https://www.osul.com.br/nao-se-assustem-se-alguem-pedir-o-ai-5-diz-o-ministro-da-economia/ “Não se assustem se alguém pedir o AI-5”, diz o ministro da Economia 2019-11-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar