Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “Não temo reação do Planalto”, diz relator da denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados

Compartilhe esta notícia:

"Fatalmente eu posso desagradar uns ou outros", declarou Zveiter. (Foto: Divulgação)

O relator da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Sergio Zveiter (PMDB-RJ), afirmou não temer reação do Palácio do Planalto caso apresente parecer favorável à aceitação. “Não tem como o governo me escantear. Sou deputado federal titular e não tenho cargo”, disse na noite de terça-feira (04).

O deputado afirmou ainda que está “tranquilo” quanto ao fato de seu nome não ter sido bem recebido pelo Planalto, que articulava para conseguir um relator mais próximo do governo. “É uma denúncia contra o presidente apresentada pelo procurador-geral da República [Rodrigo Janot], não tem como agradar os os dois”, declarou.

Próximo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o parlamentar é visto como independente tanto pelo governo quanto pela oposição, apesar de ser do partido do presidente. O relator também afirmou que pretende seguir o prazo de cinco sessões estabelecido para a tramitação na CCJ, mas que há fatores “fora de seu controle”.

“Sou uma pessoa assídua aqui na comissão, a minha formação profissional é de advogado, eu fui presidente da OAB do Estado do Rio duas vezes, e sou realmente independente. Vou poder fazer o trabalho que vise obedecer o que a Constituição e o regimento preveem”, declarou ao ser indagado sobre a escolha do seu nome para o posto. “Eu tinha sido cotado para ser relator da reforma da Previdência, acabei declinando, depois o presidente [da Câmara] Rodrigo Maia [DEM-RJ] me ofereceu outras relatorias, eu não queria porque não achei que era o momento. Mas agora, quando se aventou a possibilidade, eu me convenci interiormente que eu, como deputado federal, deveria aceitar o desafio”, completou.

Sobre a  relação com o presidente da Câmara, Zveiter afirmou: “Eu sou amigo do Rodrigo Maia há muitos anos, até antes da política. Sou amigo dele independente da política, mas nesse episódio ele não falou nada comigo. O que compete a mim como relator é analisar o que tem no processo, sob aspecto do que a CCJ tem que fazer. É a isso que eu vou me restringir, até porque a última palavra não é minha. O parecer vai ser votado na CCJ e depois vai ser levado pro plenário. No momento eu não posso pensar em desdobramentos, hipóteses”, completou.

“Eu estou tranquilo, porque para mim o importante é eu estar em paz com a minha consciência. Fatalmente eu posso desagradar uns ou outros. E se trata de uma denúncia contra o presidente apresentada pelo procurador-geral da República, então dificilmente eu vou conseguir agradar os dois. Não, não temo reação do Planalto”, finalizou o deputado. Temer é acusado de corrupção passiva em razão das delações do grupo JBS. (Folhapress)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

11,6 mil empresas foram criadas no Brasil em 2015
Sob pressão de centrais, Temer avalia alternativa a imposto sindical
https://www.osul.com.br/nao-temo-reacao-planalto-diz-relator-da-denuncia-contra-o-presidente-michel-temer-na-camara-dos-deputados/ “Não temo reação do Planalto”, diz relator da denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados 2017-07-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar