Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Nas condições atuais, o aumento da temperatura global até 2040 será superior a 1,5°C, aponta relatório da ONU

Compartilhe esta notícia:

São necessárias "ações rápidas, profundas e multissetoriais", segundo a entidade. (Foto: Banco de Dados)

Nas condições atuais, a temperatura global se elevará 1,5°C até 2040 na comparação com a era pré-industrial, o primeiro dos tetos fixados pelo Acordo de Paris, de acordo com um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas).

O relatório foi encomendado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU, após a adoção do Acordo de Paris em 2015, e será apresentado no segundo semestre de 2018. O texto ainda pode ser modificado.

No Acordo de Paris, os países se comprometeram a manter o aumento da temperatura abaixo de 2°C e a se esforçar para limitar o aumento a 1,5°C. Atualmente, já houve aumento de 1°C. A única maneira de permanecer em até 1,5°C são “ações rápidas, profundas e multissetoriais”, segundo a entidade. Entre as medidas, está acabar “rapidamente” com o carvão.

O documento ressalta que entre 1,5°C e 2°C há uma grande diferença na intensidade dos ciclones, secas e fontes de água. Se o aumento da temperatura ficar em 1,5°C, também haverá consequências, como o degelo das calotas glaciais.

Ano mais quente

O ano de 2017 foi o mais quente da história climatológica de Porto Alegre, iniciada em 1910, informou na quarta-feira (10) o Sistema Metroclima com base em dados disponibilizados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Na apuração realizada pelos meteorologistas foi considerada a temperatura média compensada que inclui as mínimas e as máximas, entre outras variáveis. No ano passado, a Capital gaúcha teve temperatura média de 20,8°C, ultrapassando 2012, quando os termômetros registraram, em média, 20,7°C, até então a maior temperatura anual.

Em 2017, 11 meses foram mais quentes do que o normal, com destaque para setembro, cuja temperatura média ultrapassou 3,8°C a média. Somente novembro ficou abaixo da média, com 0,3°C a menos, conforme o Metroclima.

A temperatura média anual normal na cidade é de 19,5°C. Dois dos anos mais quentes da história de Porto Alegre foram registrados nesta década. Três dos cinco mais quentes ocorreram neste século. Confira abaixo as maiores médias anuais da cidade:

2017: 20,8ºC
2012: 20,7ºC
1940: 20,6ºC
2001: 20,6ºC
1961: 20,4°C
1914: 20,2ºC

Verão

O Sistema Metroclima destaca que o verão terá impacto do La Ninã, fenômeno que atua resfriando o Oceano Pacífico Equatorial. Nesta estação, são esperados longos períodos de escassez de chuva e temperaturas acima da média, que podem atingir os 40°C em Porto Alegre.

Com esse cenário, a instabilidade será irregular, com episódios pontuais de chuva volumosa e de curta duração. As ocorrências devem ser registradas principalmente da tarde para noite e podem vir acompanhadas de temporal, com vento e granizo, provocando transtornos. O La Niña segue até meados do outono, podendo antecipar o frio.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Escolas de Los Angeles reabrem nesta quarta-feira após ameaça de bomba
Gata de duas cores vira sensação na internet
https://www.osul.com.br/nas-condicoes-atuais-o-aumento-da-temperatura-global-ate-2040-sera-superior-15c-aponta-relatorio-da-onu/ Nas condições atuais, o aumento da temperatura global até 2040 será superior a 1,5°C, aponta relatório da ONU 2018-01-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar