Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Nasa monitora asteroide gigante próximo da Terra

Compartilhe esta notícia:

O diâmetro é estimado entre 130 e 300 metros, três vezes o tamanho da estátua da Liberdade. (Foto: Divulgação/Nasa)

A Nasa (agência espacial norte-americana) monitora constantemente vários objetos no espaço sideral, e agora eles têm suas miras em um asteroide que pode se aproximar da órbita do nosso planeta Terra.

Este asteroide foi identificado como 2021 NY1, que viaja a uma velocidade de 9.349 km/h. O diâmetro deste objeto é estimado entre 130 e 300 metros. Em comparação, a estátua da Liberdade, que está localizada na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, tem uma altura de 93 metros, com a qual este aerólito é três vezes maior.

A agência norte-americana afirmou que este asteroide é um dos 17 objetos considerados perigosos perto da Terra, portanto a Nasa permanece em alerta pelo menos pelos próximos 60 dias.

Segundo estimativas de especialistas, o 2021 NY1 pode se aproximar da órbita terrestre em 22 de setembro. O ponto mais próximo do nosso planeta que este objeto alcançará será de 1,5 milhão de quilômetros. Para fins de comparação, a Lua está a 384.399 quilômetros da Terra.

Deve-se destacar que por enquanto é improvável que este objeto espacial venha a impactar nosso planeta, os cientistas continuam monitorando se há mudanças na trajetória deste objeto, uma vez que este tipo de asteróides fazem parte dos processos de monitoramento de corpos espaciais.

Além de 2020 NY1, o asteroide Bennu é outro que está sendo estudado por suas chances de impactar a Terra. A missão Osiris Rex coletou amostras da superfície deste asteroide e estima-se que ele possa impactar nosso planeta até o mestre 2184.

Teste com táxis aéreos

A Nasa deu o primeiro passo para a chamada Campanha Nacional de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) nesta semana, ao iniciar os testes de voo com aeronaves de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Joby Aviation. A ideia da agência espacial dos EUA é observar o comportamento dos carros voadores em ação para, no futuro, liberar a utilização dos chamados táxis aéreos para o público de maneira mais ampla.

Os testes já tiveram início e irão até o dia 10 deste mês, no campo de aviação da Joby Aviation, localizado em Big Sur, na Califórnia. Em comunicado publicado no site oficial da NASA, Davis Hackenberg, gerente de integração da missão de AAM da agência, rotulou a campanha como “passo estratégico para acelerar o cronograma da indústria”.

Segundo o executivo, serão coletados diversos dados acústicos e de desempenho de veículos para uso em modelagem e simulação de futuros conceitos de espaço aéreo. Ao todo, serão utilizados 50 microfones para medir o perfil acústico das aeronaves da Joby em diferentes fases do voo. “Esses cenários de teste ajudarão a informar as lacunas nos padrões atuais para beneficiar o progresso da indústria na integração de veículos AAM no espaço aéreo”, explicou Hackenberg.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Último militar a deixar Cabul: imagem de Chris Donahue caminhando para o avião vira símbolo do fim da retirada dos Estados Unidos
Celulares dobráveis da Samsung ganham recurso de proteção da bateria
https://www.osul.com.br/nasa-monitora-asteroide-gigante-proximo-da-terra/ Nasa monitora asteroide gigante próximo da Terra 2021-09-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar