Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de abril de 2019
Com o nascimento de seu terceiro filho, nesta segunda-feira o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, entrou em licença-paternidade. O cargo será ocupado até o próximo sábado pela presidente da Câmara de Vereadores, Mônica Leal, devido às férias do vice-prefeito Gustavo Paim, que terminam nesta semana.
Embora o afastamento por esse tipo de benefício tenha um prazo de cinco dias previsto em lei, Marchezan não informou quando estará de volta ao gabinete. Com isso, ele esteve ausente durante a votação, do projeto-de-lei que apresentou para atualizar a planta do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) pelo Legislativo – interinamente conduzido por Matheus Ayres (PP, mesmo partido de Mônica).
A sessão extraordinária foi iniciada pelo Plenário na noite dessa segunda-feira. No texto, que recebeu 36 emendas, está prevista a mudança das regras do tributo no que se refere à definição do valor venal dos imóveis, dentre outras medidas. Atualmente, uma alíquota única de 0,85% incide sobre os imóveis residenciais.
No que depender da projeção do líder do Executivo municipal na Câmara, Mauro Pinheiro (Rede), Marchezan não tem motivos para se preocupar. Ele estima entre 20 e 23 votos favoráveis ao projeto-de-lei do IPTU, acima dos 19 mínimos para que a matéria passe pelo crivo da Casa.
Prefeita por seis dias
Agora com seis dias na função de prefeita em exercício, esta é a segunda (e mais longa) vez que Mônica Leal assume o comando do Executivo municipal. De 6 e 8 de abril, ela despachou como prefeita em exercício, devido a ausências momentâneas de Marchezan e Paim, respectivamente em agendas oficiais em São Paulo e Montevidéu (Uruguai).
Na ocasião, a parlamentar de 62 anos se tornou a sétima mulher a comandar o Paço Municipal na história da capital gaúcha – e a segunda em quase dois anos e meio de gestão do atual prefeito: antes dela, a procuradora-geral do Município, Eunice Nequete, também já havia desempenhado a função.
“Celebramos aqui uma demonstração de um relacionamento institucional de confiança entre os poderes Executivo e Legislativo, pelo árduo trabalho que tem sido feito por Porto Alegre”, disse no momento em que Paim deu posse à vereadora.
Mônica, por sua vez, definiu a incumbência como “uma oportunidade ímpar de ficar mais próxima das ações da prefeitura”. Ainda segundo ela, “o momento demonstra harmonia entre os poderes, que, mesmo independentes, são igualmente responsáveis pela melhoria da nossa cidade”.
Terceiro filho
O nascimento do terceiro filho de Nelson Marchezan Junior, 47 anos, estava previsto para o próximo sábado, 4 de maio – mesma data do aniversário do avô paterno, o falecido deputado Nelson Marchezan (1938-2002). Mas a criança, que recebeu o nome de Benício Vidal Marchezan acabou chegando mais cedo.
A advogada e atual primeira-dama de Porto Alegre, Tainá Vidal, 35 anos, deu à luz o menino às 20h34min da última sexta-feira no Hospital Mãe de Deus, mais de uma semana antes do esperado. Para maior segurança de mãe e bebê, o obstetra considerou mais seguro antecipar o procedimento. A criança, com 51 cm e 3,6 quilos, passa bem.
Além de Benício, o prefeito da capital gaúcha tem outros dois meninos: Nelson Marchezan Neto, 11 anos, e Bernardo, 2 anos. Ambos são frutos de relacionamentos anteriores do político tucano.
(Marcello Campos)