Segunda-feira, 24 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Nem os universitários dominam a matemática básica, diz pesquisa

Compartilhe esta notícia:

Levantamento indica que adultos têm dificuldade em fundamentos como percentual, juros e frações (Foto: EBC)

Os adultos não sabem a matemática básica, nem mesmo os que ingressaram na universidade ou já concluíram o ensino superior. A conclusão é de um projeto do Instituto Tim, que testou o nível de proficiência da disciplina entre 2.632 adultos com idade superior a 25 anos, em 25 cidades do País.

Quase a metade (45,5%) das pessoas com 15 anos de estudo não entende fundamentos da fração. Outros 39,7% se mostram incapazes de calcular médias simples e 34,3% não sabem lidar com taxas de juros. Já os cálculos percentuais e a regra-de-três são um problema para 28% dos entrevistados com esse nível de escolaridade.

O levantamento teve por base um questionário de 17 perguntas adaptadas para a realidade brasileira a partir de estudos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Os resultados foram comparados levando-se em conta três segmentos de público, por tempo de estudo: um ano, até oito anos e 15 anos, já formadas ou ainda cursando uma faculdade. Dentre os que possuem menor tempo de instrução, menos de 10% sabem fazer a regra-de-três, calcular frações, percentuais e incidência de juros.

“Esse é um problema social a ser encarado”, alerta o professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e coordenador do estudo, Flavio Comim. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Homem fatura até 10 mil reais por mês com venda de jogos prontos da Mega-Sena
Ministros do Supremo Tribunal Federal defendem que a Corte atue discretamente no impeachment
https://www.osul.com.br/nem-os-universitarios-dominam-a-matematica-basica-diz-pesquisa/ Nem os universitários dominam a matemática básica, diz pesquisa 2015-12-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar