Sábado, 30 de Maio de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
12°
Fair

CAD1 Nesta segunda-feira, Dia do Leitor, a Biblioteca Pública do Estado vai espalhar livros pelo Centro Histórico de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Ação temática inclui feira de trocas. (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira, 7 de janeiro, o Dia do Leitor será comemorado pela Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul com uma distribuição gratuita de livros pelo Centro Histórico de Porto Alegre. A ação, que tem por objetivo estimular o hábito de ler, começa às 11h em frente ao prédio histórico da instituição, na esquina da rua Riachuelo com General Câmara.

Em seguida, uma equipe sairá em caminhada, espalhando publicações em espaços públicos e privados, até chegar à Praça da Alfândega, onde haverá um momento especial de leitura de textos de prosa e verso em frente às estátuas de Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade.

Às 15h, será a vez de um “Troca-troca de Livros”, atividade promovida pela Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em parceria com a Biblioteca Pública. Além de funcionários da Biblioteca e do público em geral, participam da iniciativa a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo e a secretária-adjunta Carmen Langaro.

Os exemplares distribuídos, todos em bom estado, são provenientes de doações não incorporadas ao acervo, o que ocorre quando a instituição dispõe de diversos exemplares da mesma obra. São obras de romance, poesia, contos, crônicas, literatura infantil e histórias em quadrinhas. Cada livro terá um marcador de página com mensagem de incentivo para que seja apreciado e passado adiante por quem o recebeu.

Dia do Leitor

A data temática foi criada em homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo”, criado pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha em 7 de janeiro de 1928. O periódico, conhecido por combater a corrupção e divulgar fatos políticos, trazia encartado um suplemento intitulado “Maracajá” e que se tornou um espaço de divulgação do movimento modernista literário no Estado nordestino.

Além do Dia do Leitor, a literatura também é tema de outras ações comemorativas ao longo do ano no Brasil. É o caso do Dia da Literatura Brasileira (celebrado anualmente em 1 de maio) e do Dia Nacional do Livro (29 de outubro).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de CAD1

Cientistas brasileiros criam um sorvete que alivia os efeitos da quimioterapia
Um robô japonês foi criado para amar
Deixe seu comentário
Pode te interessar