Sexta-feira, 30 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de maio de 2025
Registradas nessa quinta-feira (29), as primeiras ocorrências de neve este ano no Rio Grande do Sul não atraíram somente a curiosidade dos habitantes de Bom Jesus, Cambará do Sul, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes. Visitantes que passeavam por tais municípios gaúchos também aproveitaram o fenômeno, que costuma contribuir para “aquecer” o fluxo turístico.
O inverno começa no dia 20 de junho, mas os efeitos econômicos já são percebidos positivamente. Em São José dos Ausentes, a ocupação do setor hoteleiro estava em 90% e empresários locais já projetam para este fim de semana um índice próximo da totalidade, ressalta a titular da Secretaria Municipal do Turismo, Milena Amaral.
De acordo com informações do governo do Estado, o frio intenso e as cenas de paisagens cobertas de branco – muitas das quais fotografadas e compartilhadas nas redes sociais acabam por fortalecer o interesse por viagens a regiões como os Campos de Cima da Serra e a outras áreas de maior altitude no mapa gaúcho.
“A combinação entre natureza, gastronomia e aconchego transforma o inverno gaúcho em um atrativo consolidado, que movimenta diferentes setores da economia local”, ressalta a Secretaria Estadual do Turismo (Setur). Hospedagens, cafés, comércio e empresas que promovem roteiros de passeio se preparam para receber mais visitantes em busca de experiências relacionadas ao frio.
“Diferencial competitivo”
O turismo de inverno tem ganhado força no Rio Grande do Sul como diferencial competitivo frente a outros destinos brasileiros. A diversidade de atrações e a autenticidade da cultura regional oferecem ao visitante um conjunto de vivências únicas e, para muitos, inédita. Além disso, a temporada representa uma oportunidade estratégica para municípios impulsionarem o desenvolvimento econômico e valorizarem sua identidade.
Titular da Setur, Ronaldo Santini ressalta que a neve é um símbolo de grande apelo ao público: “Sempre que o fenômeno ocorre, o Estado inteiro ganha em visibilidade. É uma oportunidade para mostrarmos a força do nosso turismo de inverno e consolidarmos o Rio Grande do Sul como destino preparado para receber bem”.
A pasta tem intensificado ações promocionais voltadas é época mais fria do ano. Um dos focos de divulgação é voltado para os diferenciais do Rio Grande do Sul nesse contexto: “Além de campanhas de visibilidade, o trabalho inclui apoio a eventos locais, qualificação da oferta turística e articulação com o setor privado. A ideia é ampliar o fluxo de visitantes e distribuir os benefícios do turismo de forma regionalizada”.
Com novas ondas de frio previstas para os próximos meses, a expectativa é de crescimento no número de turistas em todo o território gaúcho. “O momento é favorável para consolidar o Rio Grande do Sul como destino de inverno no Brasil, reforçando o papel do turismo como vetor de desenvolvimento e geração de oportunidades”, finaliza a Setur.
(Marcello Campos)
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