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Variedades Neymar, craque no campo e na publicidade

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Audiência será realizada no dia 17 de outubro, a um mês da Copa do Mundo do Catar. (Foto: Reprodução)

Neymar ainda provoca desconfianças do torcedor, tanto do Paris Saint-Germain quanto da seleção, mas fora de campo ele vai amealhando uma série de outras atividades que o deixa nos holofotes e mais rico. O jogador de 30 anos é uma das figuras mais requisitadas no mercado de publicidade e entretenimento global, desenvolve projetos pessoais e chega valorizado ao Catar. Ele transcende as barreiras naturais do futebol e chama de colegas personalidades de outros segmentos, como música, TV e cinema. Neymar se transformou numa máquina de fazer dinheiro, gerar emprego e despertar interesse dos fãs e dos críticos. Ele recuperou imagem arranhada, por exemplo, durante a Copa da Rússia, quando ganhou memes de um jogador “cai cai”.

Posicionado como o 4º atleta mais bem pago do mundo, segundo a Forbes (ganho de US$ 95 milhões em 2021), o camisa 10 do PSG tem patrimônio estimado (e não confirmado) de R$ 1 bilhão, de acordo com a própria revista. Dinheiro feito desde que surgiu no Santos, passando pelo Barcelona até chegar em Paris. Antes de ele vestir a camisa do PSG, no maior negócio do futebol, o site Goal já dava sua fortuna em R$ 520 milhões. Dobrou.

Apesar de ter saído da última Copa com a imagem desgastada e ter passado por uma acusação infundada de estupro, Neymar manteve um dos cachês mais caros do esporte. Empresas parceiras, como Puma, Red Bull, PokerStars e Facebook, entre outras, não hesitam em afirmar que o jogador traz retorno positivo às marcas. Nada parece abalar sua imagem e a força que ela tem diante dos consumidores.

Ele também está focado em destinar parte de suas conquistas a iniciativas próprias. O Instituto Projeto Neymar Jr., na Praia Grande, é um deles. O local atende crianças e famílias da região, com infraestrutura para o desenvolvimento delas em diversas áreas.

“Eu sempre falo que o Instituto foi o meu gol mais bonito. Não tem nada mais gratificante do que você ver o sorriso de uma criança e escutar um ‘obrigado’ por ter criado o Instituto, que é um lugar onde elas podem brincar, estudar e fazer esporte ao invés de estar na rua”, ressaltou Neymar.

Neymar é um dos poucos no esporte que vem construindo seu império em atividade. Além das parcerias, o atleta e sua família detêm a NR Sports, empresa que gerencia a imagem não só do atacante, mas de alguns outros esportistas, como o medalhista olímpico Thiago Braz. A NR Sports participa de campanhas e negociações com patrocinadores. É ela que faz a carreira de Neymar girar, indica os próximos passos, direciona as atividades e discute todos os contratos.

Primeiros passos

Essa visão de Neymar além das quatro linhas começou lá atrás, ainda no Santos, em 2010. Quando o Chelsea chegou à Vila com uma proposta de 30 milhões de euros (R$ 70 milhões na época), valor da multa rescisória, o presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro se reuniu com o seu gerente de marketing, Armênio Neto, com o intuito de construir um plano de carreira para manter Neymar por mais tempo no clube.

“Montamos uma equipe para concretizar esse plano de carreira do Neymar. Trabalhamos como uma agência de publicidade focada nele. Era o embrião da NR Sports. Hoje, a empresa tem uma musculatura, mas começou ali”, relembra Armênio, especialista em negócios do esporte e comandante da Let!s Goal. “A gente acreditava que ele seria absorvido pelo mercado, precisávamos apenas prepará-lo. Mas, se me perguntasse se imaginaria que o Neymar iria gerar esse mundo de contratos publicitários no entorno dele, a resposta seria não. Rapidamente ele aprendeu a lidar com as câmeras e foi absorvido pelo mercado.”

O Santos fez um contrato em que todas as publicidades alcançadas para Neymar, por meio do direito de imagem, eram repassadas em 70% para ele. A demanda era tão grande que, com os 30% restantes, o clube já conseguia pagar o salário combinado com o jogador.

A família, acompanhando de perto todo o processo, viu que era possível ter ela os direitos de imagem. A renovação seguinte seria nessas bases, como ocorreu com o Barcelona, período em que a NR Sports assumiu como detentora dos direitos de imagem do atleta.

Neymar virou uma marca global. Em 2013, no ano em que deixou o Brasil, o atacante, então com 21 anos, foi apontado pela revista SportsPro como o atleta mais comercializável do mundo. “Neymar é definitivamente um dos maiores embaixadores da história da Puma. O impacto que ele tem, não apenas como jogador, mas também fora dos campos, é incomparável. Esse impacto é na marca inteira, em todos os segmentos e mercados. Nós não presenciamos um impacto tão grande desde que assinamos com a Rihanna”, disse Clément Lacour, líder de projetos de marketing esportivo da Puma. A cantora americana, inclusive, já foi vista algumas vezes ao lado do atleta brasileiro.

Neymar costuma fazer esse cruzamento em outras áreas com outras personalidades. Já esteve em eventos ao lado de Stephen Curry, Kareem Abdul-Jabbar e Odell Beckham Jr., estrelas do basquete e futebol dos EUA, esportes do qual é fã, além dos músicos Drake e Justin Bieber, e do pugilista Floyd Mayweather e do piloto inglês Lewis Hamilton. Todas as suas aparições públicas têm retorno financeiro.

Em seus primeiros dribles na Vila, ele já possuía produtos com sua marca, como material escolar. Hoje, as peças de roupa que levam o seu nome retratam o seu estilo. A Puma já lançou uma linha inspirada em suas tatuagens e nos símbolos importantes em sua jornada, com ele participando do processo de criação e design. Há uma nova linha assinada por Neymar para o fim do ano, explorando o período da Copa do Mundo do Catar.

Neymar também tem seu lado investidor e ficou encantado por NFTs (tokens não fungíveis), as chamadas artes digitais exclusivas. Além da exclusividade das imagens, o detentor do NFT recebe um passe para eventos, festas e grupos de discussões sobre o tema. A comunidade que Neymar entrou já possui outras celebridades, como o apresentador Jimmy Fallon, da TV americana, e o rapper Eminem.

Ele cedeu sua imagem em parceria com a NFT STAR para a criação dessas mesmas artes digitais. Fotos, vídeos e animações do jogador serão transformados em itens colecionáveis e disponíveis a investidores. Calcula ganhar milhões.

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https://www.osul.com.br/neymar-craque-no-campo-e-na-publicidade/ Neymar, craque no campo e na publicidade 2022-06-24
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