Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de junho de 2018
Até agora, Neymar ainda não teve uma apresentação de gala no Campeonato Mundial de futebol. Mesmo assim, nos números, ele é um dos jogadores que se destacam. Ele é o atleta que mais dribla, o que mais chuta e o que mais sofre faltas no Mundial da Rússia.
Por outro lado, também aparece com número alto em estatísticas negativas, como a de mais bolas perdidas.
O argentino Lionel Messi teve desempenho similar ao seu ex-companheiro de Barcelona. Apesar de não liderar nenhuma das estatísticas analisadas pela Folha, aparece entre os que mais chutam a gol e driblam, mas também entre os que mais perdem bolas, assim como Neymar.
Já o português Cristiano Ronaldo, que já aparece como vice-artilheiro – -4 gols marcados, atrás do inglês Harry Kane, com 5 –, se destaca em uma categoria inusitada. É também o jogador que atingiu a maior velocidade: 34 km/h.
Outros jogadores menos conhecidos também aparecem como destaques individuais.
É o caso do sérvio Aleksandar Kolarov, já eliminado e que marcou, de falta, o gol mais distante da meta neste Mundial. A bola percorreu mais de 30 metros até chegar à rede da Costa Rica.
Mais citado no Twitter
Terminada a fase de grupos do Mundial, Neymar foi o jogador mais citado no Twitter até o momento no torneio, de acordo com a plataforma Twitter Data, segundo a qual a vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Costa Rica foi a partida que mais movimentou a rede social.
Atrás de Neymar, o segundo jogador mais citado foi o argentino Lionel Messi, seguido pelo português Cristiano Ronaldo (3º), Philippe Coutinho (4º), o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa (5º) e o alemão Toni Kroos (6º).
A primeira vitória brasileira na competição foi a partida que mais gerou conversas no Twitter. Na segunda posição ficou a vitória por 2 a 0 da Coreia do Sul sobre a Alemanha, que foi eliminada precocemente com o resultado. O empate em 3 a 3 entre Espanha e Portugal foi o terceiro jogo mais mencionado.
Todas as partidas do Brasil pela fase de grupos estão entre as dez mais comentadas da rede social. O empate em 1 a 1 com a Suíça, na estreia, foi a quarta mais falada, enquanto a vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia ficou na nona posição.
O Twitter também registrou os momentos mais comentados do torneio. Até agora, nenhum lance repercutiu tanto quanto o gol de Coutinho que abriu o placar contra a Costa Rica, com 210.549 tweets por minuto. Logo atrás vem o segundo gol da Coreia do Sul sobre a Alemanha (209.517) e, no terceiro lugar, o gol de Neymar contra a seleção costa-riquenha (191.108).