Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 9 de março de 2023
O atacante Neymar, do Paris Saint-Germain (PSG), será submetido a uma cirurgia no tornozelo direito nesta sexta-feira (10), em Doha, capital do Catar. O jogador estará sob os cuidados de médicos do clube francês e também da Seleção Brasileira.
Rodrigo Lasmar, responsável pelo setor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), integrará a mesa da operação junto aos colegas parisienses. Ele atendeu a um pedido pessoal do próprio jogador, com quem mantém relação direta há alguns anos, principalmente pelo convívio na Canarinho.
O craque sofreu uma lesão de ligamento que lhe tirou da temporada europeia. Agora, será operado por força contratual com o clube francês e os patrocinadores. Cabe lembrar que o dono do PSG é do Qatar e também proprietário do hospital onde o atacante passará pelo procedimento.
Depois , o camisa 10 levará de três a quadro meses para voltar aos gramados. Essa é a segunda vez que o atleta sofre entorse no mesmo tornozelo. O primeiro incidente aconteceu durante a Copa do Mundo de 2022 – coincidentemente, disputada no mesmo Emirado.
O que se sabe
– Até quando Neymar tem contrato com o PSG? Em maio de 2021, ele renovou contrato até junho de 2025 — a atual temporada mais outras duas — com o clube francês. Mas na metade do ano passado, a imprensa francesa relatou que o jogador teria ativado uma cláusula de renovação automática até 2027, algo ainda não confirmado oficialmente.
– Neymar deve permanecer no PSG? Em fevereiro, poucos dias após a lesão, o jornal francês L’Equipe, que acompanha o PSG de perto, garantiu que o camisa 10 tem vontade de permanecer no clube. Uma semana antes, outro diário francês, o Le Parisien, noticiou que o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, teria se reunido com Todd Boehly, proprietário do Chelsea, para discutir uma possível negociação pelo jogador. As possibilidades seguem abertas, mas
– Neymar voltará à Seleção Brasileira? “Acho que 2022 é a minha última Copa do Mundo. Encaro como a última porque não sei se terei mais condições, de cabeça, de aguentar mais futebol”, afirmou o jogador em depoimento a uma série documental da plataforma DAZN a cerca de um ano da Copa do Catar. O Brasil acabou eliminado para a Croácia nas quartas de final (em jogo com gol do camisa 10), mas Neymar não voltou a falar sobre o tema, até o momento.
Em entrevista coletiva após anunciar a convocação da Seleção, a comissão técnica garantiu que a ausência do jogador se deu pelas condições médicas.
“Neymar teve uma entorse e não terá condições clínicas de se juntar a nós. Ele está sob os cuidados do PSG, tenho mantido contato direto com o clube e o estafe do jogador, mas não terá condições clínicas de se juntar a nós”, explicou o médico da seleção, Rodrigo Lasmar.
– Neymar pode deixar o futebol europeu e voltar ao Brasil? Em fevereiro do ano passado, o jogador refletiu sobre o futuro da carreira em entrevista ao podcast “Fenômenos”, de Ronaldo e do streamer Gaules. Ele afirmou que pretendia seguir atuando pelo menos até o fim do contrato com o PSG, aos 34 anos, e se disse incerto sobre voltar a atuar no país. Também revelou vontade de jogar no futebol dos Estados Unidos. “Não sei se volto a jogar no Brasil. Tenho muita vontade de jogar nos Estados Unidos. Pelo menos uma temporada. No Brasil não sei, às vezes quero, às vezes não.”
– Neymar pode voltar ao Barcelona? Na mesma entrevista no “Fenômenos”, o jogador afirmou que “fez de tudo” para retornar o Barcelona, mas não conseguiu. Hoje, a possibilidade é remota por conta da situação financeira do clube espanhol. Em maio do ano passado, o presidente Joan Laporta afirmou que só entraria em negociação pelo jogador caso não precisasse arcar com o valor da transferência junto ao PSG.