Quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Por Redação O Sul | 29 de novembro de 2015
Lewis Hamilton até ameaçou e tentou uma ofensiva, mas Nico Rosberg aumentou a coleção de vitórias nesta reta final de campeonato com um triunfo impecável neste domingo (29) na pista de Abu Dhabi, palco da derradeira etapa da temporada 2015.
O alemão chegou à sua sexta vitória este ano – a terceira consecutiva partindo da pole position – e voltou a ofuscar o companheiro inglês, consagrado campeão com quatro corridas de antecedência. A Mercedes, no entanto, não teve do que reclamar no moderno circuito de Yas Marina, alcançando sua 12ª dobradinha na temporada e batendo o recorde da própria equipe no ano passado.
Kimi Raikkonen completou o pódio, e Sebastian Vettel fez uma excelente corrida de recuperação, saindo em 15º para cruzar a linha de chegada em 4º. O espetáculo crepuscular nos Emirados Árabes Unidos, com largada próxima ao pôr do sol e boa parte da corrida disputada à noite, com iluminação especial, não reservou bons resultados para os representantes brasileiros. Felipe Massa bem que tentou, mas não conseguiu nada melhor que o oitavo lugar, mesma posição de onde largou. Felipe Nasr também enfrentou uma prova difícil e acabou apenas em 15º, logo atrás do companheiro Marcus Ericsson.
Os títulos dos Mundiais de Pilotos e Construtores já estavam decididos para Hamilton e Mercedes, respectivamente, mas a terceira vitória consecutiva de Rosberg serviu ao menos para diminuir a diferença em relação ao companheiro e mostrar força para 2016. O alemão termina o ano com 322 pontos, 59 a menos que o tricampeão mundial, mas bem à frente do compatriota Vettel, terceiro colocado com 278.
Massa fechou a temporada em sexto, com 121. Com o pódio, Kimi Raikkonen levou a melhor na disputa pela quarta posição contra o compatriota finlandês Valtteri Bottas (150 x 136). Nasr fechou sua temporada de estreia como titular na Fórmula 1 em 13º, com 27 pontos, 18 a mais que o companheiro Ericsson, 18º colocado geral.