Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de maio de 2025
A atriz Nicole Kidman, receberá uma homenagem no Festival de Cannes, que acontece entre os dias 13 e 24 de maio, na França. Ela foi escolhida para receber o “Women in Motion”, que reconhece artistas femininas que promovem o lugar das mulheres no cinema e na sociedade.
“Esta é a primeira vez que Nicole Kidman retorna ao Festival de Cannes desde o prêmio de aniversário que recebeu na 70ª edição, em 2017”, enfatizou o grupo de luxo Kering, que apresenta o prêmio, e o festival.
“Papel após papel, e com as nuances, pontos fortes e falhas únicos de cada pessoa, [Kidman] personificou mulheres que se libertaram do jugo”, disse o gerente geral do festival, Thierry Frémaux, em um comunicado.
A atriz e produtora de 57 anos está nas telonas desde a década de 1990, com uma série de papéis memoráveis, como em “De Olhos Bem Fechados” (1999) e “Moulin Rouge”, o filme de abertura do Festival de Cannes em 2001.
Vencedora de um Oscar por sua interpretação de Virginia Woolf em “As Horas”, ela recebeu um prêmio em setembro passado no Festival de Veneza por sua atuação no thriller erótico “Babygirl”.
Festival de Cannes
A Seleção Oficial da 78ª edição do Festival de Cannes é formada por 21 filmes, que competem pelo prêmio máximo, a Palma de Ouro. Integra a lista o brasileiro “O Agente Secreto“, de Kleber Mendonça Filho. O júri deste ano, responsável pela escolha dos premiados, é presidido pela atriz francesa Juliette Binoche. Os outros membros ainda não foram divulgados.
Produções de cineastas como Ari Aster (“Hereditário”), Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”), Richard Linklater (“Antes do Amanhecer”), Wes Anderson (“O Grande Hotel Budapeste”) e mais compõem a lista.
Fora da competição, o filme de abertura será “Partir un jour”, da cineasta francesa Amélie Bonnin, além disso, “Missão Impossível: O Acerto Final” terá sua estreia mundial no evento, com a presença de Tom Cruise.
Outra celebridade confirmada em Cannes é veterano Robert De Niro, que será homenageado com uma Palma de Ouro honorária.
Mais um destaque fora da competição oficial, mas na lista da mostra paralela Un Certain Regard, é a estreia de Scarlett Johansson como diretora com “Eleanor The Great”.
País de Honra
Além do título brasileiro “O Agente Secreto” na competição principal do Festival de Cannes 2025, o país foi escolhido para ser o homenageado da 78ª edição. O Brasil será o anfitrião da cerimônia de abertura do Marché du Film, local onde profissionais da área circulam.
Ao longo dos 12 dias de evento, profissionais brasileiros do audiovisual – como cineastas, produtores e tomadores de decisão da área de atuação – irão se reunir na cidade do litoral francês para uma programação com mostras de trabalhos, apresentações e eventos de networking.
O Brasil é o quarto país a receber o título, que já foi da Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).