Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 28 de julho de 2015
Após as fortes chuvas que atingiram o Estado, o nível do Rio Guaíba começou a baixar no fim de semana. A diminuição foi de cerca de 20 centímetros. Por volta das 17h dessa segunda-feira, o registro era de 2,23 metros na régua eletrônica do Cais Mauá, em Porto Alegre.
A inundação deve permanecer por mais dois ou três dias, de acordo com o Centro Integrado de Comando da capital gaúcha. Com previsão de tempo firme, a expectativa é de que o nível baixe mais rapidamente.
O trecho da avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, que estava bloqueado há oito dias, foi liberado nessa segunda-feira. Esta é a principal ligação entre a capital gaúcha e Cachoeirinha.
Água
Os sistemas de abastecimento de Alvorada e Viamão estavam praticamente normalizados nessa segunda-feira. Somente em algumas regiões mais altas ainda não havia água. O motivo é o grande consumo que não está permitindo que haja pressão suficiente para que a água chegue a esses locais.
A Companhia Riograndense de Saneamento pede que a população priorize o uso da água para as atividades de primeira necessidade, para que seja possível a regularização do serviço. No momento em que os reservatórios estiverem cheios, os problemas estarão resolvidos.
Energia elétrica
Cerca de 1,2 mil clientes seguiam sem energia elétrica nessa segunda-feira no Estado. Na área da Companhia Estadual de Energia Elétrica, eram 900 clientes. Na região da AES Sul, esse número reduziu para 345.
Coleta de lixo
Quatro regiões de Porto Alegre (Ilha Mauá, Rua dos Pescadores, Ilha dos Marinheiros e Saco da Alemoa) seguem sem coleta de lixo. O recolhimento deve estar normalizado até quarta-feira, segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana.