Sábado, 04 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de outubro de 2015
O nível do Guaíba voltou a baixar na manhã desta quarta-feira (14) em Porto Alegre, segundo o Sistema Metroclima. Por volta das 7h05min, no Cais Mauá, estava em 2,65 metros – 24 centímetros abaixo do pico da segunda-feira (12) e 12 centímetros inferior ao da noite desta terça-feira (13). O pico desta cheia foi o maior desde a enchente de 1941.
As viagens do catamarã foram retomadas nesta manhã. A Marinha autorizou a circulação depois que as águas do Guaíba baixaram na terça. O serviço estava suspenso desde domingo (11) por questão de segurança. Diante da previsão de mais de 300 milímetros de chuva para os próximos 15 dias na Região Central do Estado, o que impacta diretamente o nível do Guaíba, uma vez que o rio Jacuí responde por 85% do volume que deságua no lago, as equipes da prefeitura que trabalham no atendimento imediato aos desalojados seguem mobilizadas e recebendo doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza, fraldas e itens de primeira necessidade.
“Ajustamos alguns procedimentos para atender melhor a população e, nesta quarta-feira, a equipe responsável pelas doações vai definir o que realmente é imprescindível. Precisamos nos preparar porque as famílias só poderão retornar às suas casas quando não tivermos mais inundações na região das ilhas. É uma questão de segurança e de saúde”, afirmou o prefeito José Fortunati. A Defesa Civil já contabiliza 410 moradores das ilhas da Capital desalojados. No Ginásio Tesourinha, estão sendo atendidas 225 pessoas, a maioria da Ilha Grande dos Marinheiros.