Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2025
Celebrado nessa terça-feira (9), o Dia Internacional contra a Corrupção motivou a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage, vinculada à Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul) a publicar no portal do governo gaúcho um resumo das conquistas e avanços em suas práticas de controle interno ao longo de 2025. Prevenção e combate a práticas de tal natureza estão no centro das ações.
A data foi instituída em 2003 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de estimular a conscientização da sociedade a respeito dos impactos negativos da corrupção. Também é voltada ao desenvolvimento de ações de prevenção e combate a esse tipo de prática.
“Essas conquistas validam a forma profissional e técnica com que tratamos nossas entregas à sociedade, tornando o Rio Grande do Sul uma referência no controle de recursos públicos e no combate à corrupção”, orgulha-se o contador e auditor-geral do Estado, Carlos Geminiano.
Ao enfatizar a importância da integridade e da transparência nas instituições públicas e privadas, eixos principais da data instituída pela ONU e também temas centrais na atuação da Cage, ele reitera: “A atuação do órgão púbico não se restringe ao caráter meramente fiscalizatório”.
Geminiano complementa: “Há uma abordagem sistêmica no uso de suas ferramentas contra a corrupção, seja com viés preventivo e educativo, no contato com os gestores ou com os jovens nas escolas. Seja com a transparência pública, proporcionando um controle social mais efetivo, ou mesmo com o uso da auditoria interna governamental, de reconhecida qualidade”.
Reconhecimento
Neste ano, a Cage teve atuação fundamental na conquista de algumas marcas importantes. Em trabalho conjunto com diversos órgãos, Casa Civil e Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o Estado conquistou o “Selo Diamante” em transparência pública, do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Tal reconhecimento foi recebido na semana passada, em Florianópolis (SC). O Portal da Transparência, gerido pela subsecretaria, foi o fundamental na obtenção da nota que levou à conquista do selo. No mesmo período, a Cage recebeu a certificação internacional do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), o qual atesta o atingimento do nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) pelas melhores práticas de auditoria.
O evento foi realizado no dia 4 de dezembro em Belém do Pará. A certificação tem dimensão internacional e reconhece as melhores práticas em auditoria. A adesão ao modelo foi feita há dois anos e desde então têm sido feitos planos de ação para redefinição de normas e procedimentos.
“Ações importantes, como atualizações da Lei Anticorrupção Estadual (Lei 15.228/2018), de responsabilização das pessoas jurídicas que contratam com a administração pública estadual, e parcerias com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e com o Ministério Público (MP), também fortalecem a atuação da Cage e do governo do Estado na prevenção e no combate à corrupção”, ressalta o governo gaúcho no site oficial estado.rs.gov.br.
A atuação na Rede de Controle da Gestão Pública do Rio Grande do Sul (Rede de Controle RS), que integra vários órgãos de controle em nível municipal, estadual e federal; é outra iniciativa que contribui para o combate às práticas criminosas contra a administração pública, em vários níveis.
Ética e transparência
Além disso, este ano a Cage expandiu o alcance do Projeto Escola Íntegra (PEI) em sua terceira edição. A iniciativa estimula a produção de manifestações artísticas sobre prevenção e combate à corrupção realizadas por estudantes de Ensino Médio das escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Este ano, escolas de todo o estado puderam participar.
Estado premia professores, alunos e escolas com R$ 40 mil por trabalhos sobre integridade e combate à corrupção
O reconhecimento à iniciativa garantiu que o projeto fosse agraciado com o Prêmio Inovar Contábil, conferido pelo Conselho Regional de Contabilidade do estado (CRCRS) em agosto deste ano. O reconhecimento é atribuído a práticas inovadoras desenvolvidas por profissionais da contabilidade, organizações contábeis e estudantes de ciências contábeis do Brasil.
A Cage também se fortaleceu neste ano com a nomeação de novos auditores do Estado e de analistas tributários em seus quadros. Estabelecido no planejamento estratégico realizado em novembro deste ano, o objetivo é qualificar suas ações, de maneira a cumprir a missão de servir à comunidade gaúcha.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul