Terça-feira, 29 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política No G20, Lula diz que questões geopolíticas não podem sequestrar a agenda do grupo

Compartilhe esta notícia:

Lula fez a afirmação ao explicar como o Brasil irá organizar os trabalhos do G20 enquanto estiver à frente do bloco.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula fez a afirmação ao explicar como o Brasil irá organizar os trabalhos do G20 enquanto estiver à frente do bloco. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

No discurso de encerramento da Cúpula do G20, na Índia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que questões geopolíticas não podem sequestrar a agenda do grupo. A última sessão do encontro, que ocorreu em Nova Delhi, foi feita neste domingo (10).

Lula fez a afirmação ao explicar como o Brasil irá organizar os trabalhos do G20 enquanto estiver à frente do bloco. O mandato brasileiro começa em dezembro deste ano e terminará em novembro de 2024.

Segundo o presidente, não interessa um “G20 dividido”. “Só com uma ação conjunta é que podemos fazer frente aos desafios dos nossos dias. Precisamos de paz e cooperação em vez de conflitos”, disse.

No sábado (9), durante entrevista ao canal indiano “Firstpost”, Lula disse que convidará o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro.

Putin é alvo de mandados de prisão por crimes de guerra expedidos pelo Tribunal Penal Internacional (TPI). No entanto, Lula disse que o presidente russo não será preso no Brasil se resolver participar do encontro no Rio de Janeiro.

“Eu acho que o Putin pode ir tranquilamente para o Brasil. Eu posso lhe dizer, se eu for o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso”, afirmou.

Na mesma entrevista, Lula disse que o G20 não é o fórum adequado para discutir a guerra na Ucrânia e afirmou que o Brasil deseja participar dos esforços para a paz.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

9 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vanderlei Ochoa
10 de setembro de 2023 12:46

Impressionante o ESTADISTA LULA… que habilidade. Que inteligência. Parabéns ESTADISTA.

Carlos Alberto Pugliese
10 de setembro de 2023 14:13

Uau…que declaração o Luladrão fez … só esquerdoido pra aplaudir tamanha bobagem, os presidentes de outros países devem se perguntar o que o alcoólatra quis dizer com “questões geopolíticas não podem sequestrar a agenda do grupo”

Carlos Alberto Pugliese
10 de setembro de 2023 14:16

“Eu acho que o Putin pode ir tranquilamente para o Brasil. Eu posso lhe dizer, se eu for o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso”, afirmou…..Óbvio, até o assassino Cesare Batistti, o Luladrão deixou livre no Brasil

Doris Monroe
10 de setembro de 2023 16:45

Não sei como ainda tem gente que dá bola para o que esse bêbado fala. Não diz coisa com coisa e nem sabe ler o discurso escrito por outros bestas…pior que ele!

Marcelo Neuri Haag
10 de setembro de 2023 19:17

““Eu acho que o Putin pode ir tranquilamente para o Brasil. Eu posso lhe dizer, se eu for o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso”, afirmou.” O Brasil não tem que submeter às decisões do Tribunal Penal Internacional?

Fernando Krause
10 de setembro de 2023 20:34

Continua um mentiroso internacional e um desastre na geopolítica.
Se realmente fosse um “democrata” como diz, ele respeitaria a decisão do TPI sobre o Putin.
Mas como o crápula mente e engana os acéfalos…

Carlos Santana
11 de setembro de 2023 16:32

Sempre bebado!!

Doris Monroe
11 de setembro de 2023 21:14

GEOPOLÍTICA PARA UM SEMI ANALFABETO, sem raciocínio lógico. O Lula nos julga todos uns idiotas…CALA boca bê
Bum!

Vanderlei Stefani
11 de setembro de 2023 21:30

O gado vai a loucura kkkkkkkk

Governo federal disponibilizará R$ 56 milhões para vítimas de ciclone no Sul do País
Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre, passará por oito meses de obras a partir desta segunda-feira
Pode te interessar
9
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x