Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
30°
Fair

Magazine Noite dos Museus promove visitação com música e atividades gratuitas em Porto Alegre

Margs integra o circuito de museus. (foto: banco de dados/ o Sul)

Porto Alegre recebe no dia 21 de maio a Noite dos Museus. O evento promove um circuito de visitação a oito museus da capital em horário especial, das 19h à meia-noite, em uma experiência que contempla arte e mobilidade urbana.

O projeto, com a curadoria do historiador e arqueólogo Francisco Marshall (UFRGS), vai visitar o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Museu de Arte Contemporânea (Macrs), Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Museu da UFRGS, Memorial do Rio Grande do Sul, Planetário, Pinacoteca Ruben Berta e Fundação Iberê Camargo. A entrada é gratuita.

Além de estarem abertos com as exposições de acervo e temporárias, os espaços terão uma programação musical especialmente selecionada por Marshall com estilos que harmonizam com a linguagem de cada local. O Margs, por exemplo, receberá música de câmara com atrações como o Quinteto Porto Alegre, formado por instrumentistas do naipe de metais da Ospa, enquanto o Planetário terá conjuntos musicais, que remetem a constelações, como o grupo Marmota Jazz.

Os músicos farão pocket shows no interior dos museus e circularão pela capital se apresentando em mais de um local. Também participam do projeto os violinistas Camilo da Rosa Simões e Brigitta Calloni, o violonista Maurício Marques, os fagotistas Fábio Mentz e Adolfo Almeida, o músico pop experimental Yanto Laitano, o flautista Leonardo Winter, o pianista e compositor Dimitri Cervo ao lado da soprano Andiara Mumbach, o pianista Renato Borba, o guitarrista Nicola Spolidoro, o grupo Irish Fellas, Elias Barboza Quinteto, além do cravo Fernando Cordella com a soprano Cíntia de Los Santos.

As visitações contam com apoio de monitores do Curso de Museologia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), coordenados pela Profa. Dra. Lizete Dias de Oliveira, em um projeto de extensão da UFRGS.

A iniciativa ainda pretende integrar as experiências da cidade, trazendo oportunidades de que o público conheça novos meios de se deslocar à noite. Serão indicadas diversas opções de circulação pela capital que incluem caminhos de ciclovia para percorrer de bicicleta, trajetos a pé e linhas de ônibus.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Magazine

Arte cemiterial é tema de passeio guiado em Porto Alegre nesta sexta-feira
Auditório Araújo Vianna reúne vozes femininas do Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Pode te interessar