Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 21 de agosto de 2015
Deez Nuts, um candidato independente de Iowa, já conquistou 9% dos votos na Carolina do Norte para presidente dos Estados Unidos. Entretanto, Deez Nuts não existe. Ele é um personagem criado por Brady Olson, um adolescente de 15 anos, que decidiu entrar na corrida para a eleição do novo líder dos Estados Unidos.
De acordo com os especialistas, observadores e críticos da disputa presidencial americana, com o atual estilo bombástico dos candidatos presidenciais, não é de surpreender que um “maluco” ganhe terreno diante dos favoritos Donald Trump e Hillary Clinton.
Brincadeira.
O nome Deez Nuts (uma brincadeira com a expressão “these nuts”, ou “esses malucos”, na tradução livre) pode soar como alguém que está fazendo piada com os Estados Unidos, mas ele está concorrendo como candidato independente e, além da Carolina do Norte, já conquistou 8% das intenções de voto em Minnesota, contra os grandes nomes na corrida eleitoral da Casa Branca de 2016, de acordo com a agência de pesquisas PPP (Public Policy Polling).
Deez Nuts tem ainda 7% de intenções de voto em seu Estado natal, de acordo com a PPP, número que outros concorrentes, como o senador Lindsey Graham, o governador Bobby Jindal e o ex-senador Jim Webb morreriam para ter.
Popularidade.
Deez Nuts conseguiu popularidade com um meme juvenil da internet de mesmo nome. E em um curto espaço de tempo alcançou radar político. “É só um reflexo de como os eleitores estão decepcionados com o sistema atual de dois partidos”, afirmou o diretor da PPP, Tom Jensen. “Qualquer pesquisa que fazemos encontramos eleitores que não gostam deles”, afirmou Jensen, referindo-se a Hillary e Trump, os favoritos do partido Democrata e Republicano, respectivamente.
Pronto para ir até onde “a América quiser levar”.
“Eu realmente não quero ver Clinton, Bush ou Trump na Casa Branca, então eu acho que estou tentando entrar na briga”, disse Deez Nuts, que está começando o segundo ano no Ensino Médio, em entrevista à revista Rolling Stone. Perguntado sobre até onde sua ele queria levar essa piada ele respondeu: “Até onde a América quiser levar”.
Porém, a realidade política pode atrapalhar as aspiraçãoes de Deez Nuts: a constituição dos Estados Unidos declara que ninguém abaixo dos 35 anos é elegível para ser chefe de Estado.