Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Michel Temer participa de jantar com Donald Trump sobre a Venezuela

Compartilhe esta notícia:

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Michel Temer, durante jantar de trabalho oferecido pelo presidente americano. (Foto: Beto Barata/PR)

O presidente Michel Temer participou nesta segunda-feira (18) de um jantar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Outros líderes latino-americanos, como os presidentes de Colômbia e Panamá, também foram convidados.

Durante o encontro, Trump afirmou que quer que a Venezuela restaure sua democracia. “Queremos que aconteça logo”, disse. O norte-americano disse que as pessoas no país estão passando fome e que os EUA estão dispostos a dar passos adicionais se a Venezuela continuar num caminho autoritário.

“A ditadura socialista de Nicolás Maduro tem infligido miséria e sofrimento terríveis no bom povo daquele país. Esse regime destruiu uma nação próspera ao impor uma ideologia falida que produziu pobreza e desespero em todos os lugares onde foi experimentada”, disse Trump.

Segundo a agência Reuters, o presidente Michel Temer comentou o encontro e disse que houve uma “coincidência de posições” com Trump e com outros líderes latino-americanos, acrescentando que todos avaliaram que é preciso que se chegue logo a uma solução democrática para a crise venezuelana.

“Para piorar as coisas, Maduro desafiou seu próprio povo, roubando poder de seus representantes eleitos para seu desastroso governo. O povo venezuelano está morrendo de fome, e seu país está entrando em colapso. Foi um dos países mais ricos do mundo por um longo período de tempo. E agora as pessoas estão famintas e o país está entrando em colapso. Quem pensaria que isso é possível? Suas instituições democráticas estão sendo destruídas. A situação é completamente inaceitável. Como vizinhos responsáveis e amigos do povo venezuelano, nosso objetivo é ajudá-los a recuperar sua liberdade”, completou o americano.

Temer falou apenas brevemente com a imprensa ao sair. Ele afirmou que os países da América Latina e do Caribe querem continuar a pressionar a Venezuela, para ajudá-la, mas descartou a adoção de sanções contra o país.

A Venezuela já era um tema esperado para este jantar. Na presidência temporária do Mercosul (Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai), o presidente brasileiro já havia afirmado que o bloco aguarda a Venezuela de “braços abertos” quando o país governado por Nicolás Maduro retomar a ordem democrática.

Temer chegou na tarde desta segunda a Nova York, onde ocorre a 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Nesta terça (19), pela manhã, o presidente brasileiro fará o discurso de abertura da assembleia da ONU, que tradicionalmente cabe ao presidente do Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Pais permanecem 21 horas com filho morto após o parto
As autoridades da Suíça querem saber por que duas mulheres jogaram 100 mil euros na privada
https://www.osul.com.br/nos-estados-unidos-michel-temer-tem-jantar-com-donald-trump/ Michel Temer participa de jantar com Donald Trump sobre a Venezuela 2017-09-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar