Segunda-feira, 06 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Nova base curricular tem meta de alfabetização antecipada em 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Dados fazem parte do monitoramento do Todos pela Educação, com base na Pnad Contínua, do IBGE. (Foto: Divulgação)

Referência para o que deve ser ensinado em todas as escolas do país – públicas e privadas–, a nova versão da base nacional comum curricular prevê que todos os alunos sejam alfabetizados até o 2º ano do ensino fundamental –mais cedo do que a meta hoje prevista.

A proposta anterior da base seguia as atuais diretrizes curriculares nacionais e a meta do PNE (Plano Nacional de Educação), que falava em dar foco à alfabetização das crianças até o 3º ano do ensino fundamental. Na prática, a ênfase ao processo de letramento passa dos oito para os sete anos.

A medida faz parte da terceira e última versão da base nacional curricular, que será entregue pela pasta nesta quinta-feira (6) ao Conselho Nacional de Educação, órgão associado ao MEC e que analisa mudanças em políticas educacionais.

Alvo de críticas acaloradas desde que a sua primeira versão foi lançada, em setembro de 2015, a base serve como uma espécie de guia do que deve ser implementado nos currículos em quatro grandes áreas do conhecimento (veja quadro abaixo).

A previsão do MEC é que o modelo, que definirá até 60% do conteúdo a ser ensinado na educação infantil e ensino fundamental, chegue aos materiais didáticos e salas de aula públicas e particulares em 2019.

Um dos pontos sensíveis do debate é justamente a alfabetização que, de acordo com a proposta, é alterada com uma nova distribuição das habilidades a serem desenvolvidas durante o aprendizado nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

“O que estamos propondo não é uma meta, mas sim definir que os anos de alfabetização concentrados no letramento são o 1º e o 2º ano do ensino fundamental”, diz a secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O WhatsApp lançou um serviço de mensagens para empresas e deve voltar a ver dinheiro entrando no caixa
Agentes espionam passageiros comuns de hábitos suspeitos em voos nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/nova-base-curricular-tem-meta-de-alfabetizacao-antecipada-em-1-ano/ Nova base curricular tem meta de alfabetização antecipada em 1 ano 2017-04-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar