Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 8 de novembro de 2015
A Fórmula 85/95 para calcular a aposentadoria, sancionada pela Presidência, é mais vantajosa para as mulheres do que o fator previdenciário. O novo cálculo, que soma idade e tempo de contribuição – 85 pontos para mulheres e 95 aos homens –, permite que as trabalhadoras fujam do sistema antigo, que chega a reduzir os benefícios em até 40%. O fator previdenciário diminui mais os benefícios das mulheres ante aos dos homens.
O cálculo leva em consideração que as trabalhadoras têm um número menor de contribuições para o INSS – são 30 anos para as trabalhadoras e 35 para homens –, além da expectativa de vida maior. Com a Fórmula 85/95, entretanto, as mulheres precisam trabalhar apenas mais um ano para se aposentar com o valor integral.
“As mulheres conseguem o benefício, em média, com 54 anos pelo fator, mas com perdas enormes. A 85/95 é uma vitória para essas trabalhadoras”, diz o presidente do Instituto de Estudo Previdenciários, Roberto de Carvalho. A nova fórmula faz o homem trabalhar mais. Pelo fator, a redução do salário não passa de 20%, mas, para se aposentar com o valor integral, precisarão laborar, em média, mais quatro anos. (Angélica Martins/AD)