Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Nova lei na Espanha impõe um controle às touradas, com direito a avaliação física e psicológica dos touros

Compartilhe esta notícia:

Toureiro Alejandro Talavante faz performance em Pamplona: novas regras aboliram floretes e afins. (Foto: AFP)

O touro não mais sairá da praça arrastado por cavalos e deixando um rastro de sangue na areia. Sairá vivo, sem um arranhão. Fora da vista do público, um veterinário irá avaliar possíveis danos físicos ou psicológicos decorrentes de seu duelo com o toureiro.

A era da “tourada light” começou formalmente no último dia 24: o Parlamento das Ilhas Baleares, dominado pela esquerda, aprovou uma lei com a qual busca ficar na vanguarda da luta contra os maus-tratos de animais e inspirar que isso seja reproduzido em outras regiões do país. A ideia inicial era abolir as touradas, mas a legislação nacional protege o evento enquanto patrimônio histórico e cultural da Espanha.

A nova regulamentação permite a continuação de touradas nas ilhas, mas sob um estrito controle, que as tornam quase irreconhecíveis. Agora, proíbe-se o uso de bandeiras — vara fina de até 78 cm usada para atiçar o touro —, farpas, floretes, espadas e qualquer outro objeto que possa ferir os animais. É estabelecido também um máximo de três touros por show (o habitual são seis), e nenhum deles pode ficar na arena por mais de dez minutos.

“Após este tempo, eles serão levados de volta para as canetas, depois de passar pelo exame veterinário”, afirma o texto da nova lei, acrescentando que um especialista “avaliará o bem-estar físico e mental deles”.

Também está estipulado que os toureiros e suas equipes passarão por um controle antidoping. E, durante a “batalha”, eles apenas têm permissão para usar como instrumentos a capa e a muleta.

As regras também mudaram para o público. Os clássicos recipientes feitos de pele de animal para transportar vinho passam a ser proibidos, e não será mais possível vender bebidas alcoólicas na arena e nos arredores do evento. Todos os que tiverem menos de 18 anos de idade terão entrada vetada.

A legislação recém-aprovada teve o apoio do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), de centro-esquerda, do Podemos, de extrema-esquerda, e de siglas regionais menores, que há muito tempo vinham tentando proibir as touradas em Palma de Mallorca, dentro das Ilhas Baleares. No entanto, eles esbarraram em alegações de que estavam passando por cima dos poderes do Estado. O Partido Popular (PP) e os cidadãos votaram contra, argumentando que o texto da nova lei tangencia a inconstitucionalidade.

A tourada atravessa uma era de forte contestação em toda a Espanha, onde crescem os movimentos que pedem sua abolição. A Catalunha foi a primeira região a proibir essa atividade em seu território, em 2010, mas uma decisão do Tribunal Constitucional suspendeu a medida no ano passado.

Nos últimos tempos, prefeitos de partidos de esquerda (o Podemos e seus aliados) têm dado ordens de restringir as celebrações por meio de cortes nos subsídios de quem as organiza, em grandes cidades, desde Madri até La Coruna.

Uma pesquisa Ipsos encomendada pela ONG Proteção Mundial dos Animais indicou, um ano atrás, que 19% dos adultos espanhóis apoiam de alguma forma as touradas, enquanto 57% se posicionam contra. A rejeição é acentuada entre os jovens.

Os últimos números oficiais do Ministério da Educação e Cultura da Espanha mostram um declínio no número de espetáculos de touros no país, caindo de 2.290 em 2011 para 1.736 em 2016. A audiência também diminuiu, embora continue significativa: 2,7 milhões de pessoas — ou 9,3% da população — disse ter assistido a pelo menos uma tourada no último ano. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Alta procura faz a maconha sumir das farmácias do Uruguai. Em dez dias de venda aprovada pela lei, o governo não consegue atender a demanda
Lula pede que o PT retorne às ruas para retomar as origens
https://www.osul.com.br/nova-lei-na-espanha-impoe-um-controle-as-touradas-com-direito-avaliacao-fisica-e-psicologica-dos-touros/ Nova lei na Espanha impõe um controle às touradas, com direito a avaliação física e psicológica dos touros 2017-07-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar