Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de novembro de 2025
O governador Eduardo Leite lançou nessa segunda-feira (17) o programa “RS+Digital”, iniciativa que visa promover a transformação digital dos municípios gaúchos. A titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, apresentou a iniciativa no Palácio Piratini, em Porto Alegre, durante evento que também oficializou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI RS) na administração estadual.
Trata-se de uma ferramente integrada que oferece diversas soluções em tecnologia às administrações locais que aderem à iniciativa, ancorada em três eixos:
– Processos administrativos mais integrados e eficientes, com o SEI RS;
– Serviços públicos acessíveis por meio do portal rs.gov.br;
– Ferramentas corporativas de produtividade que fortalecem a gestão municipal.
Na ocasião, também foi assinado o decreto que institui o “RS+Digital”. Dentre os presentes estavam a presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Adriane Perin de Oliveira, prefeitos e representantes das equipes técnicas do Estado. Leite frisou:
“A vida das pessoas não respeita os limites dos mapas nem atribuições estabelecidas nas instâncias de governo. Interessa a todos nós que o cidadão tenha uma vida melhor. Ele não quer saber se tal serviço é com o Estado, com o município ou com a União: precisa ser atendido e nosso dever é proporcionar o acesso da forma mais simples e eficiente possível.”
SEI RS
O SEI RS Municípios, uma das soluções incluídas no pacote do RS+Digital, tem o objetivo de simplificar a gestão processual e documental nas prefeituras. A tramitação de processos é realizada de forma 100% eletrônica, eliminando o uso de papel – o que garante mais agilidade e transparência na administração municipal. Além da ferramenta, o governo estadual disponibilizará a capacitação das equipes e o apoio operacional a todos os municípios que assinarem o acordo de cooperação.
Desde novembro de 2025, o SEI RS também é a plataforma oficial do governo estadual para a gestão de documentos e processos eletrônicos, substituindo gradualmente o antigo sistema Proa. A transição abrange 62 órgãos das administrações direta e indireta e mais de 40 mil servidores.
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é adotado como referência pelo governo federal e oferecido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a partir do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), assinado em 2024 pelo Rio Grande do Sul. A implantação da plataforma no Estado é liderada pela SPGG, com apoio da Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul.
Ao aderirem ao RS+Digital, os municípios também poderão disponibilizar seus serviços voltados ao cidadão por meio do portal rs.gov.br, que já concentra mais de 700 serviços do Estado. O site foi reformulado em 2025 e apresentou como novidade a presença da GurIA, assistente virtual baseada em IA que esclarece dúvidas dos cidadãos pelo chat, por meio de mensagens escritas ou áudio. Além do portal, a GurIA também responde pelo WhatsApp (51 3210-3939).
Engajamento
Durante o evento, as primeiras 30 prefeituras – além da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) – formalizaram Termo de Cooperação (TC), com as assinaturas eletrônicas de Leite e de Danielle, por meio do SEI RS.
– Barros Cassal.
– Boa Vista do Buricá.
– Bom Jesus.
– Campo Bom.
– Candelária.
– Cândido Godói.
– Cotiporã.
– Farroupilha.
– Garibaldi.
– Ibarama.
– Imbé.
– Jóia.
– Lindolfo Collor.
– Marcelino Ramos.
– Monte Belo do Sul.
– Muçum.
– Nonoai.
– Nova Prata.
– Pinheiro Machado.
– Redentora.
– Rio dos Índios.
– São José do Sul.
– São Marcos.
– São Miguel das Missões.
– Sant’Ana do Livramento.
– São Jerônimo.
– Sério.
– Tapejara.
– Taquari.
– Tupanciretã.
– Integração.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul