Quarta-feira, 03 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 3 de junho de 2026
Localizado na rua Professor Freitas e Castro, 850, em Porto Alegre, espaço atenderá em regime de plantão 24 horas, diariamente
Foto: Vitor Rosa/SecomO governo do Estado inaugurou, na manhã desta quarta-feira (3), as novas instalações da DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento), vinculada à Deam (1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), em Porto Alegre. Em novo edifício, inaugurado com apoio do Instituto Dunga, DPPA e Deam buscam melhorar as condições de acolhimento e reforçar a segurança das mulheres. Os novos espaços também valorizam o trabalho policial. O governador Eduardo Leite participou da cerimônia na capital.
Localizado na rua Professor Freitas e Castro, 850, o espaço foi preparado para atendimento e registro de ocorrências e de flagrantes de violência doméstica e familiar em regime de plantão 24 horas, diariamente. As mulheres contarão com serviços de assistência social e psicológica e da Defensoria Pública, proporcionando atuação integrada no enfrentamento à violência.
O governador ressaltou a união e a persistência necessárias para enfrentar a violência doméstica. “Diferentemente de outros crimes, esse é um fenômeno complexo. A violência emerge de fatores psicológicos, emocionais e culturais, de anos de dominação masculina, que nos colocam o desafio de fazer com que os homens compreendam o princípio da igualdade”, afirmou.
“O envolvimento de todos os setores, entre eles o apoio de instituições da sociedade civil, possibilita que o Estado possa atender de forma mais ágil e assertiva demandas como a inauguração das novas instalações da 1ª Deam e da DPPA. Espaços como as Salas das Margaridas, a expansão do horário do atendimento das Deams e o monitoramento da vítima e do agressor são formas de investimento do Estado que asseguram o funcionamento da rede de apoio e segurança das mulheres”, concluiu o governador.
O secretário da Segurança Pública, Mário Ikeda, destacou a importância dos investimentos no atendimento especializado à mulher. “Temos ampliado as instalações, os horários de atendimento e o número de delegacias especializadas, assim como das DPPAs. Temos também investido na capacitação de policiais civis em todas as delegacias do Estado e de policiais militares, presentes e preparados para atender mulheres em todos os municípios do Rio Grande do Sul, reforçando a rede de proteção e o combate à violência doméstica e familiar”, ressaltou.
Horário de atendimento ampliado
Desde segunda-feira (1), cinco Deams do interior (Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria) passaram a funcionar em horário de atendimento ampliado, reforçando o compromisso do Estado com o acolhimento, a orientação e a proteção de mulheres em situação de violência.
As delegacias passam a oferecer atendimento especializado às mulheres das 8h30 às 12h e das 13h30 às 20h, reforçando as ações da Polícia Civil de fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência doméstica e familiar.
A secretária-adjunta da Segurança Pública, Adriana da Costa, reforçou a importância do acesso aos serviços e do fortalecimento da rede de proteção às mulheres, com atendimento qualificado, humanizado e acessível.
“A medida garante maior disponibilidade de atendimento, proporcionando segurança, acolhimento, orientação e oferecendo suporte integrado às vítimas, especialmente àquelas que enfrentam dificuldades para buscar ajuda durante o horário comercial convencional”, declarou.
Adriana destacou que as denúncias são fundamentais no combate à violência. “É necessário que cada vez mais as mulheres se conscientizem sobre a importância do registro da ocorrência. No ano passado, foram solicitadas quase 70 mil medidas protetivas. No mesmo período, apenas 7% das vítimas de feminicídio tinham alguma medida protetiva deferida pela justiça, o que mostra que as medidas são efetivas”, afirmou.
Endereços das Deams que ampliaram seu atendimento
Canoas – rua Doutor Sezefredo de Azambuja Vieira, 2730, bairro Moinhos de Vento;
Caxias do Sul – rua Doutor Montaury, 1387, bairro Centro;
Passo Fundo – rua Bento Gonçalves, 720, 3º andar, bairro Centro;
Pelotas – rua Barros Cassal, 516, bairro Areal;
Santa Maria – rua Duque de Caxias, 1169, bairro Medianeira.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!