Sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Marcas & Veículos Novo Audi RS 3 Sportback acelera até 280 km/h

Compartilhe esta notícia:

Compacto mais potente do segmento premium deve chegar ao Brasil em 2016. Foto: Divulgação
Compacto mais potente do segmento premium deve chegar ao Brasil ainda em 2015. Foto: Divulgação

A Audi está apresentando o carro compacto mais potente do segmento premium: o Audi RS 3 Sporback. Encorpado pelo motor 2.5 TFSI turbo de 367 cavalos e cinco cilindros, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e sua velocidade máxima limitada eletronicamente pode ser elevada até 280 km/h, a pedido do cliente. A transmissão S tronic de sete velocidades, que realiza trocas de marchas ainda mais rapidamente que na versão anterior, direciona a força para o sistema quattro de tração integral.

Motores de cinco cilindros com muita potência têm uma longa tradição na Audi. Durante a década de 1980, eles equiparam os carros da Audi que lideraram nos ralis, campeonatos de turismo e modelos de série. O primeiro modelo RS, o RS de 1994, também contava com este motor. O cinco-cilindros retornou em 2009 no Audi TT RS. Ele passou para o RS 3 Sportback em 2011 e, dois anos depois, para o RS Q3. O motor de 2,5 litros foi eleito “Motor Internacional do Ano” em sua categoria por cinco anos seguidos, desde 2010.

Em comparação com o Audi A3 Sportback, a carroceria do RS 3 é 25 milímetros mais baixa. A direção progressiva, a suspensão esportiva RS específica e o controle adaptativo dos amortecedores opcional Audi magnetic ride foram projetados especialmente para o RS.

O sistema quattro de tração integral transfere a força do motor 2.5 TFSI para a estrada com extrema facilidade. A embreagem multidiscos utiliza software também desenvolvido com exclusividade para o Audi RS 3 Sportback. Ela distribui o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro num piscar de olhos.

O novo modelo topo de linha da série A3 revela seu potencial à primeira vista. A grade Singleframe tem moldura em alumínio fosco e grade tipo colmeia em preto com alto brilho. As grandes entradas de ar emolduradas laterais fornecem ar para o radiador suplementar do motor e o resfriamento do óleo da transmissão. A lâmina integrada ao spoiler dianteiro se estende para cima no interior das tomadas de ar, formando uma barra divisória vertical.

Visto de perfil, os para-lamas dianteiros alargados, as saias laterais cinzeladas, as carenagens dos espelhos com aparência de alumínio fosco e o grande defletor de teto traseiro do Audi RS 3 Sportback capturam imediatamente o olhar do observador. O para-choques saliente, um difusor preto em alto brilho destacado no para-choques com grade tipo colmeia e quatro barras, além das duas grandes ponteiras ovais compõem a ousada traseira.

Audi RS 3 Sportack

O interior do novo Audi RS 3 Sportback tem acabamento em preto esportivo, acentuado por logos RS. Os bancos esportivos são forrados de couro Fine Nappa, com costuras contrastantes em cinza. O volante esportivo RS multifuncional, forrado de couro e Alcantara, tem base achatada. A alavanca seletora do câmbio também tem design especialmente esportivo. O sistema de informação ao motorista (DIS) inclui um termômetro de óleo e um cronômetro. Um indicador de pressão do turbo fica no mostrador do conta-giros.

Os pedais e o apoio do pé esquerdo são feitos de aço inoxidável. Os insertos nas portas são de Alcantara. Típicas dos modelos RS, as maçanetas das portas são esguias barras duplas e os insertos são em design 3D “Black” (opcionalmente, podem vir em Alumínio Race ou Carbono).

As entregas do poderoso modelo de cinco portas estão previstas para começar na metade de 2015 na Europa e no último trimestre do ano no Brasil.

Com o RS 3 Sportback, a quattro GmbH, subsidiária de alta performance que desenvolve e constrói as pontas de lança esportivas do portfólio da Audi AG, conta agora com sete modelos RS no mercado: o RS 3 Sportback, o RS Q3 e o RS 4 Avant, além do RS 5 Coupé, o RS 5 Cabriolet, o RS 6 Avant e o RS 7 Sportback.

tags: veículos

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Marcas & Veículos

Nova fábrica da Honda começa a ganhar equipamentos para testes. Foto: Divulgação
Nova fábrica da Honda no Brasil começa a ganhar equipamentos para testes
Volvo inicia a pré-venda do sey novo SUV no Brasil.
Volvo XC90 pronto para chegar ao Brasil
Deixe seu comentário
Pode te interessar