Ícone do site Jornal O Sul

Novo escândalo no Facebook! Seu número de telefone pode não estar seguro

acebook não permite esconder telefone usado para autenticação por dois fatores: ele pode ser visto por "todos" ou "amigos". (Foto: Reprodução)

O usuário que busca por mais segurança na internet ao utilizar a autenticação de dois fatores no Facebook pode sofrer o efeito reverso e ter sua privacidade afetada. A rede social teria deixado as pessoas serem pesquisadas por meio do número de telefone colocado na ferramenta de segurança, mesmo se estiver oculto no perfil.

De acordo com uma publicação na conta do Twitter do CEO da Emojipedia, Jeremy Burge, não há como desativar a opção de pesquisa pelo seu celular. O executivo ainda postou algumas fotos das configurações da plataforma, as quais não dão a opção de apenas o usuário ver a informação.

O site TechCrunch reforça a falta de opção para desativar a busca pelo número de telefone por completo. Geralmente, a configuração é colocada como “Todos” por padrão. Os usuários somente conseguiriam mudar a opção genérica para “Amigos de amigos” ou “Amigos”. Desta maneira, nada impediria a utilização do dado na pesquisa.

Vale lembrar que uma notícia de setembro do ano passado já dava conta de outro problema de segurança na autenticação de dois fatores. O Facebook utilizava o recurso para vender anúncios de uma forma mais direcionada.

Facebook usa seu número para sugerir amizades

Antigamente, era possível digitar um número de telefone no campo de busca para encontrar pessoas. Esse recurso foi desativado em 2018, pouco após o escândalo Cambridge Analytica. O Facebook disse na época que golpistas abusaram dessa função, usando-a para coletar dados e formar perfis incluindo nome completo e localização.

No entanto, seu número ainda pode ser usado para encontrar você de outras formas, “como quando alguém carrega suas informações de contato no Facebook usando o celular”. Ah, e o Messenger permite encontrar pessoas pelo número de celular.

Facebook permite usar 2FA sem pedir seu celular

Felizmente, é possível usar aplicativos de terceiros: você pode obter códigos de login gerados pelo Authy, Google Authenticator ou Microsoft Authenticator.

Jeremy Burge, da Emojipedia, chamou a atenção para este aspecto do Facebook. Ele nota que o número de celular é “um código de identificação único usado para conectar sua atividade entre todas as plataformas na internet; é por isso que toda startup quer seu telefone”.

Defesa do porta-voz da empresa

O porta-voz do Facebook, Jay Nancarrow, veio a público para defender a empresa e afirmar que as configurações “não são novas”.

Além disso, ele afirma que a opção “se aplica a todos os números de telefone que você adicionou ao seu perfil e não é específica de nenhum recurso”.

 

Sair da versão mobile