Sábado, 08 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de julho de 2015
A PF (Polícia Federal) e a Casa da Moeda apresentaram nesta sexta-feira (10) o novo modelo de passaporte comum brasileiro, que passa a ter validade de dez anos – o dobro dos anteriores – e itens de segurança mais avançados. A taxa para emissão do documento foi reajustada de 157,05 reais para 257,25 reais, um aumento de 64,8%.
As expedições e as renovações feitas desde segunda-feira (06) já obedecem às novas regras. Quem possui o passaporte antigo pode continuar utilizando até o fim do prazo de validade. “É um ganho importante para a população porque podemos evitar as situações de acúmulo e de renovação sem perder o controle necessário na expedição desta documentação”, declarou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Com a alteração do prazo de validade, o sistema de criptografia dos passaportes teve a segurança aprimorada. O passaporte comum continua azul, mas a capa ganhou cinco estrelas representando a constelação do Cruzeiro do Sul e a inscrição “Passaporte Mercosul” em amarelo. (AG)