Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Light Drizzle

Esporte Novo presidente da Fifa será conhecido nesta sexta

Compartilhe esta notícia:

Vencedor assume no lugar do suíço Joseph Blatter (foto), que renunciou. (Foto: Arnd Wiegmann/Reuters)

O novo presidente da Fifa será conhecido em eleição nesta sexta-feira (26), que inicia a partir das 5h30min (horário de Brasília), no Congresso Extraordinário da entidade máxima do futebol, em Zurique (Suíça). Cinco candidatos concorrem para a vaga do suíço Joseph Blatter, que comandou a Fifa de 1998 até o ano passado.

Os favoritos são o presidente da Confederação Asiática de Futebol, o sheikh Salman, do Bahrein, e o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino. Os demais postulantes ao cargo da presidência são o príncipe Ali Bin Al-Hussein, irmão do rei Abdullah da Jordânia; o francês Jérôme Champagne e o sul-africano Tokyo Sexwale.

Antes do início da votação, cada candidato tem a oportunidade de falar por 15 minutos para apresentar seu programa para os presentes. Cada uma das 209 confederações associadas à Fifa tem direito a um voto, secreto (exceto as confederações de Kuwait e Indonésia que estão suspensas). Dois terços dos votos são necessários para a vitória no primeiro turno.

O desafio do vencedor será recuperar a credibilidade da própria Fifa, mergulhada em escândalos de corrupção há nove meses. Dirigentes foram presos (como o ex-presidente da CBF José María Marin), afastados e até banidos do futebol. Os cartolas detidos e afastados das confederações e da própria Fifa são acusados de receber milhões de dólares em propinas, na negociação dos direitos de transmissão de competições como a Copa América, entre outras.

O novo presidente será eleito pelas 209 federações da entidade. O resultado deve sair depois das 14h (hora de Brasília).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Murtaza Ahmadi com camisa da seleção argentina
Menino que conquistou a internet ao usar camisa de plástico em homenagem a Messi ganha presente autografado do ídolo
Com problemas defensivos, técnico Roger espera evolução do Grêmio nesta semana
Deixe seu comentário
Pode te interessar