Terça-feira, 06 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Novo salário mínimo de R$ 1.212 passa a valer a partir deste sábado

Compartilhe esta notícia:

Valor representa aumento de 10,04% em relação à remuneração mínima de 2021.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Valor representa aumento de 10,04% em relação à remuneração mínima de 2021. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O novo salário mínimo de R$ 1.212 entrou em vigor neste sábado (1º). O valor corresponde a um aumento de 10,04% em relação à remuneração mínima de 2021, com um acréscimo de pouco mais de R$ 100. A mudança havia sido publicada em edição extra do Diário Oficial da União, nesta última sexta-feira (31)

Segundo o governo federal, o novo valor “atende ao estabelecido na Constituição Federal, que determina a preservação do poder aquisitivo do salário mínimo”. “Para este fim, utilizou-se a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) prevista para todo o ano de 2021, que totalizou 10,02%.”

O texto ainda estabelece os valores de referência por atividades diárias e por hora, de R$ 40,40 e R$ 5,51, respectivamente. No Orçamento aprovado pelo Congresso neste mês, já exista a previsão de que o mínimo ficasse entre R$ 1.210 e R$ 1.212.

Apesar de começar a valer neste mês de janeiro, o primeiro pagamento com reajuste será feito a partir de fevereiro. O Orçamento da União para 2022 ainda não foi sancionado pelo presidente da República. O texto foi aprovado pelo Congresso na semana passada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Bolsonaro sanciona desoneração da folha de pagamento até 2023
Novas regras para se aposentar em 2022 entram em vigor
Pode te interessar