Quinta-feira, 19 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 18 de novembro de 2015
O iPhone sempre foi um objeto de desejo entre os fãs da Apple e muitos consumidores. Lançado originalmente em 2007, o smartphone com iOS recebe novos recursos, mudanças no design e atualizações anualmente. A Apple iniciou neste mês a venda no Brasil de seus novos smartphones, iPhone 6s e iPhone 6s plus, por preços que variam entre 4 mil reais e 4,9 mil reais. Confira a evolução do aparelho desde seu primeiro modelo.
Foi em 2007 que Steve Jobs mostrou o iPhone pela primeira vez. Tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, sem caneta stylus, teclado virtual QWERTY e câmera de 2 megapixels. Hoje, parece pouco. Em 2007, foi uma revolução. O iPhone 2G mudou o conceito de smartphones e se tornou referência. Equipado com iOS (atualizável até o 3.1.3), CPU ARM 11 de 412 MHz e memória interna de 4GB, 8GB ou 16GB, o gadget foi um sucesso. Lançado em 2008, o iPhone 3G teve o seu design totalmente remodelado. Ele ficou mais “arredondado” e era vendido nas cores preto e branco. A conectividade 3G é que foi sua grande novidade. Este foi o primeiro modelo do iPhone a chegar ao País.
O iPhone 4 foi um salto de qualidade. A tela seguiu com 3,5 polegadas, mas a resolução aumentou para 640 por 960 pixels. Na parte interna, a RAM também aumentou para 512MB. O processador foi para o Apple A4, um Cortex-A8 de 1 GHz. Além disso, ganhou novos aplicativos pré-instalados, uma câmera frontal com qualidade VGA para vídeos com 480p a 30 fps, além da traseira bem melhor que as anteriores, com 5 megapixels e vídeos em HD (720p) a 30 fps. Chegou ao mercado em 2010 com iOS 4 e segue atualizável.
Nova era.
O iPhone 5 marcou o início de uma nova era. Com parte traseira com revestimento de dois tons, o layout mudou bastante. A tela aumentou para 4 polegadas e uma resolução de 640 por 1160 pixels. A conexão à internet foi para 4G, a memória RAM dobrou para 1GB, a câmera traseira seguiu com 8 megapixels, mas ganhou novas funcionalidades e melhor qualidade de imagem, enquanto a frontal melhorou muito: passou a ter 1.2 megapixels e a oferecer videoconferências via Wi-Fi, 3G e 4G. O processador é o Apple A6 dual-core de 1.3 GHz, sistema operacional iOS 6. Em setembro de 2013, a Apple apresentou o iPhone 5s, que veio com um novo processador e uma versão na cor dourada, mas o grande destaque foi o sensor de impressões digitais presente no botão Home. Respondendo aos pedidos dos consumidores, a Apple aumentou o tamanho da tela no iPhone 6. No restante, a empresa não quis inventar muita moda, só aperfeiçoou o de sempre: design e agilidade.
Os recém-lançados iPhone 6s (com tela de 4,7 polegadas) e o iPhone 6s Plus (na tela de 5,5 polegadas) vem com o novo sistema operacional iOS 9. Além disso a empresa apresentou uma nova tecnologia, o 3D Touch. Com esse recurso, os usuários podem configurar o aparelho para sentir diferentes níveis de pressão na tela, resultando em uma ação diferente para cada intensidade aplicada. A câmera traseira foi melhorada para 12 megapixels com suporte a gravação 4K, processador Apple A9 com coprocessador M9 integrado e uma nova cor, a ouro rosé.