Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 20 de fevereiro de 2020
Inspirado por elementos das culturas afro-brasileira e indígena, o fotógrafo e maquiador Ygor Marques realizou um ensaio com a rainha de bateria da Vila Isabel, Aline Riscado. O conceito se baseou no enredo da escola de samba, “Gigante pela própria natureza: Jaçanã e um índio chamado Brasil”.
Coberta pelo barro marajoara, obra prima da cerâmica dos índios da Ilha do Marajó, e enfeitada pelos Balangandãs de Salvador, adereços metálicos em forma de frutos utilizados pelas baianas em dias de festa, a apresentadora e atriz posou durante quatro horas em frente às lentes. A ideia do trabalho é recuperar as tradições culturais do Brasil que inspiram o Carnaval, sobretudo as da região Norte.
Ao publicar uma das imagens, a modelo brincou: “A gente fotografa e ainda cuida da pele”.
As esculturas da cerâmica marajoara representam corpos humanos. A escolha por argila sobre o corpo de Aline é uma alusão a esta forma de arte tradicional indígena, explica o fotógrafo. A parede de cerâmica ao fundo das fotos representa o cenário natural de onde se obtém a matéria necessária à produção destas obras.