Sábado, 13 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de junho de 2015
Em oito anos, o número de presos no Brasil teve aumento de 74%, segundo pesquisa feita a partir de dados do Infopen (Sistema de Informações Penitenciárias), divulgada nesta quarta-feira (03). Nesse período, a população carcerária saltou de 296.919 para 515.482 pessoas. O estudo apresentou ainda um perfil da população carcerária no País, formada principalmente por jovens até 29 anos, negros e do sexo masculino. Em 2012, por exemplo, foram presos 1,5 vez mais negros do que brancos.
Em 13 Estados, o crescimento foi ainda maior: é o caso de Minas Gerais, onde o aumento no número de presos neste período foi de 624%, o maior salto registrado no País. A variação ocorre em meio a mudanças na política de encarceramento no Estado, que tem presídios privatizados.
Além disso, a pesquisa apontou um diagnóstico dos crimes que mais levam pessoas às prisões. Em geral, crimes como roubos, furtos e drogas motivam 70% das detenções. Já os crimes contra a vida, como homicídios, respondem por 12% dos casos de encarceramento. (Folhapress)