Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 18 de outubro de 2015
Mais de 13 mil estudantes brasileiros foram identificados como superdotados pelo censo escolar de 2014, número 17 vezes maior do que o do ano 2000. A identificação é feita em escolas públicas e privadas de educação básica.
Segundo o MEC (Ministério da Educação), superdotados têm características como avançado pensamento lógico, facilidade de aprendizado e senso de justiça. Além disso, possuem talento em uma ou mais áreas, desde a acadêmica até a esportiva.
A identificação de crianças superdotadas no Brasil vem crescendo neste século. O MEC atribui isso ao “investimento feito na formação de professores” e ao trabalho dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, criados em 2005 e presentes em todos os Estados. Além de preparar os professores para identificar e educar os superdotados, os núcleos auxiliam na criação de salas de recursos multifuncionais para alunos com necessidades especiais nas escolas públicas – que abrigam 85% dos estudantes superdotados identificados no País.