Quarta-feira, 14 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Números do coronavírus nos Estados Unidos param de cair, e o governo atribui a reabertura precoce

Compartilhe esta notícia:

Presidente americano vem recebendo críticas dos republicanos. (Foto: Lawrence Jackson/The White House)

O número de novos casos de covid-19 nos Estados Unidos parou de cair e passou a apresentar leve aumento, de 10%, em relação à semana passada. Por isso, autoridades americanas alertaram sobre o risco de uma quarta onda.

Em algumas partes do país a média móvel de registros do coronavírus apresenta tendência de aumento ainda mais relevante. No Estado Nova York, por exemplo, os novos casos diários estavam na casa dos 9 mil na segunda (29), contra menos de 7 mil há duas semanas.

A diretora dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA, Rochelle Walensky, alertou para as consequências da reabertura precoce e pediu que as pessoas e governos “segurassem as restrições por mais um pequeno momento”.

“Temos muito para vislumbrar. Muita coisa promete, há muito potencial a partir de onde estamos agora, e há tantas razões para esperança. Mas, agora, estou assustada”, disse Walensky.

A preocupação foi sinalizada no mesmo dia em que o presidente Joe Biden anunciou que 90% dos adultos nos EUA poderão receber vacinas a partir de 19 de abril — o que deve ajudar a Casa Branca a chegar a maio com a meta das 200 mil doses aplicadas já cumprida.

Entretanto, em entrevista coletiva, Biden insistiu que as pessoas continuassem a usar máscaras e a manter os cuidados.

“Se baixarmos a guarda agora, podemos ver o vírus piorar, não melhorar. As pessoas estão deixando para trás as precauções, o que é muito ruim”, reforçou o presidente.

Vacinação

Há números animadores sobre a vacinação nos EUA: a média de doses aplicadas todos os dias passa de 2 milhões, e, no total, mais de 140 milhões de moradores receberam ao menos a primeira dose no país. Com a noticia de que os imunizantes autorizados pelas autoridades americanas são eficazes logo na primeira dose, os dados são ainda mais promissores.

Entretanto, especialistas consideram que a imunidade coletiva só chegará quando cerca de 70% ou mais da população estiver imunizada. E, por enquanto, o número de pessoas vacinadas representa por volta de 22% do número de habitantes nos EUA.

Assim, para agilizar a vacinação, Biden aumentou o número de farmácias credenciadas para aplicar as doses — quase 40 mil em todo o país, todas em um raio de até 8 quilômetros das casas das pessoas. Quem tiver dificuldades de se locomover até os postos de imunização deverá receber ajuda.

“Lutemos até o fim. Não relaxemos agora”, disse Biden.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, oferece petróleo em troca de vacinas
A Rússia alardeia exportações de vacinas enquanto importa doses
https://www.osul.com.br/numeros-de-coronavirus-nos-estados-unidos-param-de-cair-e-o-governo-atribui-a-reabertura-precoce/ Números do coronavírus nos Estados Unidos param de cair, e o governo atribui a reabertura precoce 2021-03-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar