Quinta-feira, 01 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “Nunca quisemos dar nenhum golpe. Tanto não quisemos, que não demos”, diz o Chefe do Estado-Maior do Exército

Compartilhe esta notícia:

General Fernando José Sant’Ana Soares e Silva, reiterou que o Exército jamais pensou em dar um golpe de estado

Foto: S. Ten. Ageu/ CComSex
General Fernando José Sant’Ana Soares e Silva, reiterou que o Exército jamais pensou em dar um golpe de estado. (Foto: S. Ten. Ageu/ CComSex)

 

Passados quase seis meses dos Atos Antidemocráticos de 8 de janeiro, o Alto-Comando do Exército continua enredado numa trama da qual afirma, dia sim, outro também, não ter participado institucionalmente de um plano para dar um golpe, impedindo a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em entrevista para o jornal O Estado de S.Paulo, o chefe do Estado-Maior da Força Terrestre, general Fernando José Sant’Ana Soares e Silva, segundo homem na linha de comando do Exército, reiterou que o Exército jamais pensou em dar um golpe de estado.

“Nós, o Exército, nunca quisemos dar nenhum golpe. Tanto não quisemos, que não demos. Não houve uma única unidade sublevada”, disse.

“As Forças Armadas não se envolveram em atos golpistas. Muitos militares da reserva podem ter atuado nesse ou naquele sentido. Entretanto, nós, não”, insistiu o general.

Conforme o Exército, O Estado-Maior é responsável por “estudar, planejar, orientar, coordenar e controlar, no nível de direção-geral, as atividades da Força”, em conformidade com as decisões e diretrizes do comandante. O chefe do Estado-Maior integra o Alto-Comando, que reúne o comandante e outros 15 generais da ativa de quatro estrelas – o topo da hierarquia.

A política tomou conta da Força nos últimos anos, admitem oficiais. “Fomos totalmente capturados pelos assuntos políticos. Tragados pela percepção do golpismo”, avaliou o chefe do Estado-Maior do Exército.

Sobre as redes sociais: “As redes sociais são muito atuantes e se perde uma energia infinita tentando desmentir ou separar o que é verdade das fake news”, disse ele.

Não que o Exército, prosseguiu o general, não tenha o que dizer e mostrar à sociedade.

A Polícia Federal encontrou possíveis planos de golpes nas trocas de mensagens entre tenente-coronel Mauro Cid, então ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e oficiais como o coronel Jean Lawand Junior.

“Não haverá como mudar a imagem da Força se nós, dentro, continuarmos a nos dividir. Se esses companheiros não entenderem que a única condição viável é a da democracia. Que nós não temos o direito de usar o Exército para atividades que contrariem nossa função precípua estabelecida na Constituição”, disse o chefe do Estado-Maior.

Na semana passada, o Exército barrou a transferência de Lawand Junior para um cargo nos Estados Unidos. O comandante da Força, general Tomás Paiva, determinou que ele ficasse no País para responder aos inquéritos do 8 de janeiro.

O tenente-coronel Cid está preso por suspeita de fraudar cartões de vacina contra a covid-19.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Adroaldo Mousquer
22 de junho de 2023 09:34

Golpe de estado seria “valentia”? A que ponto chegamos. Direita nunca mais. Não sabem perder.

Dirce Rosenfeld
22 de junho de 2023 02:10

Melhor que tivessem dado…
Seria mais honroso por que a omissão é covardia!

Dirce Rosenfeld
22 de junho de 2023 02:14

Em linguagem de futebol: quem não faz, leva! tai levaram!

Adroaldo Mousquer
22 de junho de 2023 09:32

É. Não deram, mas tentaram. Falhou.

Kevin Spacey já recebe convites para atuar, se for inocentado
Quem é a brasileira que traiu o marido com o cantor Axl Rose
Pode te interessar
4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x