Domingo, 15 de março de 2026
Por Redação O Sul | 13 de março de 2026
Uma comitiva com 30 artistas representará “O Agente Secreto” no Oscar deste ano, que acontece neste domingo, 15 de março, no Dolby Theater, em Los Angeles (EUA). O filme de Kleber Mendonça Filho disputa os prêmios de melhor filme, melhor filme internacional, melhor ator, pelo papel de Wagner Moura, e melhor direção de elenco, pelo trabalho de Gabriel Domingues. Junto desses três nomes, estará presente ainda a produtora Emilie Lesclaux, que representa o longa na categoria máxima, e parte do elenco e da equipe técnica.
Entre os atores do filme, Alice Carvalho, que vive a mulher do protagonista de Moura, Carlos Francisco, Gabriel Leone, Geane Albuquerque, Isabél Zuaa, Isadora Ruppert, Laura Lufési, Maria Fernanda Cândido, Robério Diógenes e Thomás Aquino marcarão presença.
Por sua vez, Tânia Maria, senhora de 79 anos que viralizou com sua participação no filme, divulgou que não estará presente na premiação por conta de recomendações médicas. Atualmente, ela está em tratamento de doença pulmonar obstrutiva (DPOC).
Já entre integrantes da equipe técnica, estão confirmados nomes como Felipe Fernandes e Leonardo Lacca, diretores assistentes da produção, o diretor de arte Thales Junqueira, a figurinista Rita Azevedo, a diretora de fotografia Evgenia Alexandrova e a diretora de produção Dora Amorim, entre outros.
O Brasil também está presente na lista de indicados com a nomeação do fotógrafo brasileiro Adolpho Veloso, que concorre ao Oscar de melhor fotografia pelo filme “Sonhos de Trem”.
O Oscar acontece neste domingo, às 20h, no Dolby Theatre, em Los Angeles. No Brasil, a cerimônia será transmitida pelos canais Globo e TNT e nos streaming da HBO Max e Globoplay.
Campanhas do Oscar
O diretor Kleber Mendonça Filho passou os últimos dez meses falando sobre o mesmo assunto: o filme “O Agente Secreto”. E se alguém achar isso chato, é porque ainda não entendeu como funcionam as campanhas do Oscar, prêmio que o filme estrelado por Wagner Moura disputa em quatro categorias, neste domingo.
“Muita gente acha que é como um político querendo ganhar uma eleição, e não é. Nunca pareceu nada disso para mim”, disse Mendonça Filho à Folha de S.Paulo, na noite de quinta-feira em Los Angeles.
“(A campanha) é uma série de conversas naturais com gente que tem interesse e amor pelo ‘Agente Secreto’”, continuou. “Jantar com o pessoal da Pixar, jantar com a (atriz) Lupita Nyong’o, esses encontros foram grandes momentos de quem ama cinema e ama trocar ideias com pessoas que eu admiro. Muita gente acha que é chato, mas não é chato.”
“É como se o filme estivesse me apresentando essas pessoas. Acho que essa é a parte mais bonita do processo de viagem com o filme.”
À imprensa local, o diretor disse que estava preparando um discurso no caso de ganhar uma estatueta no domingo. “O Agente Secreto” disputa melhor filme, longa internacional, ator para Moura e elenco.
“Se eu não usar o discurso, acho absolutamente normal. É um ano muito forte”, disse o diretor. “É claro que eu não iria para a cerimônia sem o discurso pronto.” As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!