Domingo, 12 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de janeiro de 2018
O apresentador do SBT Ratinho causou polêmica em seu Instagram na noite da última quarta-feira (3), ao publicar um vídeo em que questiona a presença de homossexuais nas novelas da Globo. Ratinho estava comentando um episódio da minissérie Entre Irmãs, que estreou na emissora nesta semana.
“Eu estava aqui vendo a novela da Globo, aquela coisa de cangaceiro e tal. Mas poxa, a Globo colocou ‘viado’ até em filme de cangaceiro, gente? Naquele tempo não tinha ‘viado’ não”, disse o apresentador no vídeo. “Você acha que tinha ‘viado’ naquele tempo? É muito ‘viado’: é ‘viado’ às seis da tarde, é ‘viado’ às oito da noite, é ‘viado’ às nove da noite, é ‘viado’ às dez da noite, é muito ‘viado’. Eu não sei o que está acontecendo, não tem tanto ‘viado’ assim. Ou tem? Será?”, continuou.
https://www.instagram.com/p/BdgkBViB7IX/
Muitos seguidores do apresentador logo o criticaram pelo vídeo. “Sim, tem ‘viado’ em todos os lugares. Na sua família, no seu programa, na sua produção e na empresa que você trabalha”, respondeu um deles. “O País está imerso em tantos problemas e o que choca as pessoas é relacionamento gay na televisão”, escreveu outra pessoa.
Já nesta quinta-feira (4) à tarde o apresentador postou um novo vídeo, dizendo que se tratava apenas de uma “brincadeira” e que não tem nada contra gays.
Polêmicas
O apresentador é famoso por suas declarações polêmicas. Em um programa veiculado no mês de abril do ano passado ele afirmou que seus seguranças estavam autorizados a “atirar para matar” nas situações em que ele sofresse tentativa de assalto.
Na época o apresentador afirmou que já “quase sofreu dois assaltos”, e usou seu programa para chamar a atenção do governador Geraldo Alckmin (PSDB). “Governador, é uma roubalheira que está em São Paulo, pequenos furtos e assaltantes. A próxima vez que acontecer comigo, eu vou meter fogo”. Ratinho disse ainda que já estava avisando, e se acontecesse, não queria ninguém falando dele em rede nacional.
Nathana Lacerda, coach de imagem e reputação, considerou que Ratinho negligenciou seu poder de influenciar seus telespectadores – uma audiência mais madura que acredita haver uma desordem séria no Brasil. “Embora o apresentador esteja falando com base em um contexto, ele não tem controle sobre como a audiência vai interpretar o conteúdo. Cada um enxerga de acordo com seu próprio contexto”. Ao admitir que reagirá caso haja uma nova tentativa de assalto, Nathana considera que Ratinho pode influenciar um telespectador, sem equipe de segurança pessoal, a reagir a um assalto.
O pronunciamento foi feito em tom um tanto bélico, com uma voz alta e gestos agressivos. De fundo, uma música em linha com o que estava sendo dito. Quando Ratinho falava sobre tiro e fogo, havia sons de tiro e porrada. Na avaliação de Nathana, a música reforça o conteúdo. “O conteúdo em si é o mesmo, mas as pessoas se sentem mais inseridas na abordagem, ficam mais agitadas e revoltadas”.