Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O Banco Central suspendeu a operação de uma instituição financeira que opera contas digitais

Compartilhe esta notícia:

Banco Neon está impedido de operar contas digitais. (Foto: Reprodução/Facebook/Banco Neon)

A Neon Pagamentos, fintech ligada ao banco Neon, que teve a liquidação decretada pelo BC (Banco Central) na sexta-feira (4), está impossibilitada de abrir novas contas digitais e captar recursos até encontrar uma nova instituição financeira para subsidiar suas operações, informou o órgão. Por ser uma instituição de pagamentos, a Neon precisa de um banco como intermediário para poder funcionar, caso contrário, está impedida de captar e movimentar recursos de terceiros. No caso da Neon Pagamentos, o banco parceiro é o banco Neon.

A fintech tem cerca de 600 mil clientes e é uma plataforma que opera contas digitais, todas elas vinculadas ao banco que entrou em liquidação.

Estão bloqueadas todas as contas correntes ligadas ao banco Neon, inclusive as contas digitais operadas pela Neon Pagamentos, segundo o BC. Só podem fazer saques os clientes que possuem o cartão pré-pago da fintech, mas eles estão impedidos de fazer novas recargas, informou o órgão.

As contas digitais vinculadas ao banco Neon serão paralisadas no momento porque ele está em regime especial. A fintech terá que se vincular a outro banco e levar suas contas para lá para poder continuar operando, informou a assessoria de imprensa do Banco Central.

Instituições de pagamento são empresas que permitem movimentar recursos, mas que não podem conceder empréstimos e financiamentos. Por meio delas, o cliente pode fazer pagamentos, mesmo que não tenha relação com bancos e outras instituições financeiras. Isso é possível por meio de um cartão pré-pago ou telefone celular, por exemplo.

Clientes da Neon relataram mais cedo que ficaram sem acesso aos serviços pelo aplicativo da Neon e não conseguiram fazer pagamentos com cartões e saques. Outros disseram que conseguiram sacar o dinheiro assim que souberam a liquidação do banco Neon.

Ainda que a decisão do BC não se estenda à administração do Neon, alguns serviços oferecidos pelas contas digitais enfrentam instabilidade. O Neon admite que os seguintes serviços estão “temporariamente indisponíveis”: pagamento de boletos; envio e recebimento de transferências; utilização do cartão de crédito; resgate de CDB (Certificados de Depósitos Bancário); e recarga de celular.

Patrimônio líquido negativo

Segundo o BC informou, dois motivos levaram ao fechamento do banco Neon: comprometimento das finanças; violações às normas legais. O órgão informou que o banco possuía patrimônio líquido negativo, indicando que suas finanças não estavam em dia; e constatou também que havia deficiências no controle e monitoramento de operações que poderiam ser oriundas de lavagem de dinheiro.

Pequeno porte

O Banco Neon é um banco comercial de pequeno porte, pois detém 0,0038% dos ativos do sistema bancário. Possui apenas uma agência em Belo Horizonte (MG). Já a Neon Pagamentos é uma companhia distinta, da qual o controlador do banco possui 20% de suas ações, segundo a agência de notícias Reuters. A fintech é classificada pelo BC como sistema de arranjo de pagamentos, opera as contas digitais e é conhecida como “Neon”.

“A Neon toma providências para contar com novo banco liquidante para regularizar a prestação de seus serviços e reforça o compromisso de manter clientes e mercado informados.” Na véspera, a Neon Pagamentos recebeu um aporte financeiro de R$ 72 milhões dos fundos Omydiar Network, Tera Capital e Yellow Ventures.

Temporariamente fora do ar

Clientes do Neon reclamam nas redes sociais que ficaram sem acessar os serviços fornecidos pelo aplicativo. No twitter, usuários que conseguiram fazer saques disseram que retiraram todo o dinheiro disponível, temendo consequências da suspensão.

Após saber da notícia, o cliente Guilherme Nagüeva escreveu em sua página do Twitter que decidiu tirar os recursos do banco, onde mantém saldo na conta para gastos semanais, mas foi surpreendido com uma mensagem de que o aplicativo estava “temporariamente fora do ar”.

Outro usuário escreveu para o Neon: “Eu preciso realizar o pagamento de algumas contas HOJE e por conta disso tudo não vou conseguir pois não tenho acesso. E agora? Vou ter que entrar com processo?”.

Em resposta às reclamações, o Neon informou pelo Twitter que os cartões de crédito e débito dos clientes “continuam operando perfeitamente”, assim como os saques, e somente o aplicativo está em manutenção.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Candidato a vereador é morto a tiros dentro de casa no Norte do Estado
Conhecido como o “doleiro dos doleiros”, Dario Messer é citado em esquemas de lavagem de dinheiro há cerca de 30 anos
https://www.osul.com.br/o-banco-central-suspendeu-a-operacao-de-uma-instituicao-financeira-que-opera-contas-digitais/ O Banco Central suspendeu a operação de uma instituição financeira que opera contas digitais 2018-05-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar