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Por Redação O Sul | 26 de abril de 2018
O Bradesco anunciou nesta quinta-feira (26) que vai começar a atender clientes por meio do WhatsApp. A solução já está sendo testada em projeto piloto para um grupo de clientes, segundo o banco, e deve ser ampliada ao longo do primeiro semestre. Também já está disponível para os correntistas de agências digitais e do banco digital Next.
A ferramenta usa a assistente virtual BIA (Bradesco Inteligência Artificial) que roda com a tecnologia Watson, da IBM.
De acordo com o Bradesco, será possível conversar com gerentes diretamente pelo aplicativo ao longo dos próximos meses. Transações financeiras não serão permitidas por enquanto.
Os clientes serão convidados pelos gerentes a cadastrar o número do telefone do banco nos contatos de seu celular.
O banco é uma das primeiras instituições financeiras a usar a solução corporativa do WhatsApp – o Itaú já usa a plataforma desde o ano passado. O serviço também será oferecido aos clientes das agências digitais e para todos os clientes Next, banco digital do Bradesco.
“É fato que o WhatsApp faz parte do dia a dia de muita gente e é a maior plataforma de mensagens do mundo, com uma penetração altíssima no Brasil. Sabemos que quem escolhe o canal de relacionamento com o Banco é o próprio cliente e acreditamos que grande parte deles, após receber o convite do gerente, vai optar por se relacionar também através do aplicativo”, afirma em nota Luca Cavalcanti, diretor executivo de Pesquisa e Inovação do Bradesco.
Novo app
O WhatsApp quer virar o canal oficial de contato entre companhias e clientes. Para isso, a empresa lançou, em janeiro, um novo aplicativo para pequenas empresas trocarem informações com seus consumidores. Entre as novas funções estão a de responder dúvidas e atender reclamações de forma automática, a qualquer hora do dia.
O app de bate-papo é usado por 1,3 bilhão de usuários em todo mundo. O Brasil é o segundo maior mercado do serviço. Só fica atrás da Índia.
“As empresas já usam o aplicativo para compartilhar informações com seus clientes”, disse Metu Singh, gerente de produtos do WhatsApp Business. Quatro a cada cinco pequenas empresas no Brasil usam o WhatsApp como ferramenta de trabalho, apontou uma pesquisa da Morning Consult, feita a pedido do Facebook, dona do aplicativo de bate-papo.
O que o novo aplicativo fará é dar recursos adicionais. O novo programa, chamado de WhatsApp Business, chegou primeiramente a cinco países (Estados Unidos, Indonésia, Itália, México e Reino Unido) e já está em funcionamento no Brasil.
As empresas e os pequenos empresários poderão usar o serviço gratuitamente. Basta baixa o app e preencher um cadastro, com endereço, descritivo da empresa e um número de telefone vinculado. Não é necessário informar um CNPJ.
Segundo o WhatsApp, as contas serão verificadas para comprovar que o telefone é mesmo de determinada empresa.