Segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de maio de 2017
O mês de maio começou e com ele a Campanha Maio Amarelo, movimento nacional, desenvolvida para chamar a atenção da sociedade quanto ao alto índice de mortos e feridos no trânsito. A iniciativa acontece simultaneamente em todo o mundo e inclui diversas ações de órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas.
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a imprudência ao volante é a nona maior causa de mortes do planeta, com cerca de 1,3 milhão de óbitos por ano. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões sofrem sequelas.
Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. O que representa um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.
Sem campanhas de conscientização, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030.
Brasil
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Conforme dados do Ministério da Saúde, em 2015 foram registrados 37,3 mil óbitos, sem contar os 204 mil feridos.
Só em 2015, o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) pagou 42,5 mil indenizações por morte no País. Outras 515,7 mil pessoas receberam amparo por invalidez.