Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O Brasil já tem 47 shoppings reabertos

Compartilhe esta notícia:

Entrada de shopping de Blumenau com controle de acesso dos clientes nesta quinta (23). (Foto: PM/Divulgação)

O País contabiliza ao menos 47 shopping centers reabertos em 26 cidades de 8 Estados, segundo informou nesta quinta-feira (23) a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Até a semana passada, todos os 577 centros de compras do país permaneciam fechados. Na quarta-feira, 43 estabelecimentos já tinham retomado as atividades.

Segundo o balanço, o Estado com o maior número de shoppings reabertos é Santa Catarina (20), seguido por Rio Grande do Sul (10), Paraná (6), Mato Grosso do Sul (4), Minas Gerais (3), Goiás (2), Mato Grosso (1) e Espírito Santo (1).

A expectativa do setor é que o número de estabelecimentos reabertos cresça nas próximas semanas por conta da suspensão ou não prorrogação de decretos publicados por prefeituras e governos estaduais proibindo o funcionamento do comércio em meio a pandemia de coronavírus.

Segundo a Abrasce, ao menos 62 shoppings de 10 estados estão em regiões em que já há previsão de reabertura do comércio. Nos estados da Paraíba, Acre, Amapá e Distrito Federal, por exemplo, os decretos estabeleceram o prazo de suspensão até o dia 3 de maio.

Em Blumenau, a reabertura do shopping Neumarkt na quarta-feira foi marcada por aglomeração de pessoas. Um vídeo mostrou as pessoas entrando no shopping e sendo aplaudidas por funcionários.

A portaria do governo que liberou a reabertura dos shoppings em Santa Catarina estabelece que os administradores são os responsáveis pelo controle do número de clientes no local. As regras também determinam que deve haver distância de 1,5 metro entre as pessoas e proíbem clientes de provar roupas, acessórios como bijuterias e calçados e cosméticos.

Em nota, a Abrasce diz que mantém diálogo constante com as autoridades para a reabertura dos estabelecimentos, mas destacou que “a decisão para reabrir é do poder público, que tem capacidade técnica e responsabilidade de definir o melhor momento para o retorno das operações”.

Em São Paulo, o governador, João Doria (PSDB), anunciou que só a partir de 11 de maio será feito o relaxamento da quarentena no Estado, mas ainda não há uma data definida para reabertura de shoppings e afins.

Na véspera, a Federação das Associações Comerciais do Estado São Paulo (Facesp) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgaram comunicado em que a reabertura parcial do comércio a partir do dia 1° de maio, antes do Dia das Mães. As informações são do portal de notícias G1.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Banco do Brasil ajusta horário das agências e abrirá mais cedo para atendimento exclusivo aos aposentados do INSS
O ministério do Desenvolvimento Regional sugeriu a Bolsonaro que o Plano Pró-Brasil receba o reforço de 184 bilhões de reais em recursos para deslanchar 20 mil e 800 obras em todo o País
https://www.osul.com.br/o-brasil-ja-tem-47-shoppings-reabertos/ O Brasil já tem 47 shoppings reabertos 2020-04-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar