Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Brasil se candidatou a receber a conferência da Organização das Nações Unidas sobre o clima

Compartilhe esta notícia:

Ministério do Meio Ambiente representa o Brasil em evento. (Foto: Gilberto Soares/MMA)

O governo brasileiro anunciou nesta quarta-feira a candidatura para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática em 2019, a COP25. A proposta foi entregue pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, à secretaria-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, Patricia Espinosa.

“O Brasil tem uma longa história de construção de pontes entre países, e espera continuar essa tradição”, afirmou o ministro. “A COP25 será um marco importante na preparação para a implementação do Acordo de Paris, e o Brasil tem o prazer de se disponibilizar para sediar este importante evento.”

Ainda não existem detalhes sobre a proposta, como a indicação da cidade-sede. A previsão é que o anúncio do País escolhido para sediar a COP25 seja feito ainda durante a edição atual da conferência, que se encerra na sexta-feira, em Bonn, na Alemanha.

O Brasil tem longo histórico de eventos sobre o meio ambiente. Em 1992 aconteceu a Eco-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que lançou a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Em 2012, o País recebeu a RIO+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, onde foram iniciadas as discussões para a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Fórum Mundial da Água 

Os preparativos para o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília no próximo ano, foram apresentados na Conferência do Clima, a COP 23, na Alemanha. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou para a comunidade internacional como o Brasil está organizando o evento e como o encontro relacionará a questão hídrica com a questão climática. O tema foi debatido nessa segunda-feira (13), no Dia da Água promovido pelo Espaço Brasil na COP 23.

O ministro comentou os efeitos da mudança do clima na disponibilidade hídrica e destacou a importância da gestão para evitar prejuízos futuros. Para Sarney Filho, a articulação da sociedade no Fórum permitirá o estabelecimento de ações a nível nacional e global para os recursos hídricos. “Será uma oportunidade para engajar a sociedade e olhar para a questão da água com a seriedade que ele exige”, afirmou.

Sarney Filho encorajou, também, ações inovadoras como o programa Plantadores de Rios, que trabalha a recuperação de nascentes e áreas de preservação de cursos d’água no Brasil. Lançado em junho, o programa traz um aplicativo interativo que conectará proprietários de imóveis rurais com pessoas e instituições interessadas em investir na proteção e recuperação de florestas e outras áreas.

Marcado para ocorrer entre 18 e 23 de março, o Fórum trabalhará questões em temas centrais ligados a mudança do clima, populações, desenvolvimento, cidades, ecossistemas e financiamento para segurança hídrica. O tema central desta edição será Compartilhando Água, para enfatizar a importância do uso racional e sustentável da água. Questões ligadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) também integrarão a pauta do evento.

Além da apresentação do Fórum, o Dia da Água promovido pelo Espaço Brasil na COP 23 debateu assuntos como segurança alimentar, ações de conservação em áreas de manguezais e pagamentos por serviços ambientais. A equipe do MMA na Conferência do Clima apresentou, ainda, os resultados do Atlas Esgotos, levantamento feito pela Agência Nacional de Águas com um panorama do saneamento básico em todo o País.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Homem morre baleado após sair do velório da avó
Michel Temer disse que a antiga lei trabalhista impedia a criação de novos empregos
https://www.osul.com.br/o-brasil-se-candidatou-receber-conferencia-da-organizacao-das-nacoes-unidas-sobre-o-clima/ O Brasil se candidatou a receber a conferência da Organização das Nações Unidas sobre o clima 2017-11-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar