Quinta-feira, 25 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Brasil tem 3 milhões e 400 mil casos de coronavírus e mais de 109 mil mortes

Compartilhe esta notícia:

O total de casos no País foi a 4.745.464, com 13.155 novos diagnósticos confirmados de domingo para segunda. (Foto: Reprodução)

A atualização diária do Ministério da Saúde divulgada nesta terça-feira (18) apontou o Brasil com 3.407.354 casos confirmados desde o início da pandemia do novo coronavírus. Entre segunda (17) e esta terça, foram notificadas pelas secretarias de saúde dos Estados e municípios mais 47.784 pessoas diagnosticadas com Covid-19.

O resultado marcou um crescimento de 1,4% em relação ao dia anterior, quando o painel do Ministério da Saúde trazia 3.359.570 pessoas infectadas desde o início da contagem.

Já o número de mortes totalizou 109.888, conforme o balanço do ministério. Nas últimas 24 horas, foram acrescidas às estatísticas 1.352 mortes em decorrência da Covid-19. Ainda há 3.376 mortes em investigação.

As estatísticas são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de saúde aos fins de semana. Já às terças-feiras há tendência de números maiores em função do acúmulo de registros que são enviados ao sistema do Ministério da Saúde.

A atualização do Ministério da Saúde registrou ainda 772.540 pessoas em acompanhamento e outras 2.554.179 que já se recuperaram da doença.

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,2%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 52,3. A incidência dos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes é de 1621,4 .

Autorização de testes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça, testes de fase 3 de mais uma vacina contra a Covid-19 no Brasil: a Ad26.COV2.Sdesenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson. Esta é a quarta vacina a obter autorização de testes no País.

A Anvisa não informou a data de início dos testes, que depende de aprovação no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) – órgão do Ministério da Saúde responsável pela avaliação ética de pesquisas clínicas – e da organização dos pesquisadores para recrutamento dos voluntários.

Está prevista a participação de 7 mil pessoas, com idade mínima de 18 anos, em 7 Estados: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao todo, a empresa pretende testar 60 mil pessoas nesta etapa (a terceira e última), que avalia a segurança e a eficácia da vacinação. Não há informações sobre se os testes serão restritos a profissionais de saúde.

Os participantes deverão receber uma dose única da vacina ou um placebo (substância inativa), para servir de grupo controle. A determinação de quem recebe a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória (randomizada), e nem os voluntários, nem os pesquisadores saberão quais pessoas receberam qual substância (esse tipo de estudo é chamado de “duplo-cego”).

As primeiras etapas (1 e 2) dos testes da vacina da Johnson começaram em julho, nos Estados Unidos e na Bélgica. Em um estudo com macacos publicado na revista científica “Nature”, uma das mais importantes do mundo, cientistas disseram que a vacina da empresa protegeu os animais do Sars-CoV-2 (o novo coronavírus) com apenas uma dose.

Em um comunicado, o escritório brasileiro da farmacêutica belga disse que o estudo de Fase 3 será “realizado por centros de pesquisa locais, que farão a supervisão do processo de recrutamento de voluntários e compartilharão as informações relevantes em cada país”.

Segundo a Anvisa, para se fazer um ensaio clínico no Brasil, é preciso da aprovação do Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Os voluntários são recrutados pelos centros de pesquisa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Menina de 10 anos tem alta de hospital em Pernambuco após interromper gravidez
Projeto que põe fim ao monopólio postal dos Correios deve ser enviado ao Congresso nas próximas semanas
https://www.osul.com.br/o-brasil-tem-3-milhoes-e-400-mil-casos-de-coronavirus-e-mais-de-109-mil-mortes/ O Brasil tem 3 milhões e 400 mil casos de coronavírus e mais de 109 mil mortes 2020-08-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar