Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Brasil tem mais de 77 milhões de raios por ano. Saiba quais são os Estados mais atingidos

Compartilhe esta notícia:

Estado do Tocantins tem a maior densidade de raios. (Foto: Banco de Dados/ O Sul)

Um mecanismo que começou a ser implantado em 2011 para melhorar a detecção de descargas atmosféricas permite ajudar a salvar vidas no Brasil. De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o total de raios identificados no Brasil saltou de 55 milhões, calculados, em 2002, para quase 80 milhões devido a uma nova metodologia de análise, a Rede BrasilDATDataset. O sistema integra diferentes tecnologias de detecção de raios em superfície e permite uma identificação com maior precisão, dando mais eficácia para as situações de alerta.

“A nova rede BrasilDATDataset, além de detectar cerca de 99% das tempestades que ocorrem no país, tem uma base de dados de raios que permite esclarecer a causa da maior parte dos eventos associados aos raios. A rede também permite aperfeiçoar as ferramentas de alerta para a proteção de vidas, considerando que, no Brasil, em média, 300 pessoas são atingidas por raios a cada ano, das quais 100 morrem. O número, embora tenha reduzido nos últimos anos, ainda é muito alto comparado a países desenvolvidos”, diz comunicado divulgado pelo Inpe.

Anteriormente, segundo o Inpe, o número de raios era calculado com base nos dados de satélites, que apresentavam restrições devido à amostragem temporal, uma vez que os equipamentos não eram geoestacionários; à eficiência de detecção, que depende do tipo de tempestade; e à discriminação entre as descargas que atingem o solo e aquelas que ficam dentro das nuvens.

Levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Levantamento feito pelo Elat/Inpe (Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revela que o Brasil teve, em média, nos últimos seis anos, 77,8 milhões de raios por ano. Com um índice de 44,32 raios por quilômetro quadrado ao ano, a cidade paraense de Santa Maria das Barreiras tem a maior densidade de raios do País.

De acordo com o Inpe, o ano de 2012 foi o campeão em registros de raios em todo o período analisado, com um total de 94,3 milhões de descargas. Segundo o órgão, o fenômeno La Niña, que provocou o aumento da incidência de raios na região Norte do país, foi o responsável pelo recorde.

No ano seguinte, em 2013, foram detectados 92 milhões de raios; mais 62,9 milhões, em 2014; e 68,6 milhões em 2015, quando o El Niño aumentou a incidência de raios na Região Sul e em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Segundo o levantamento, o Estado do Tocantins tem a maior densidade de raios por quilômetro quadrado entre as unidades da Federação, com índice de 17,1 ao todo. Ele é seguido pelo Amazonas (15,8), Acre (15,8), Maranhão (13,3), Pará (12,4), por Rondônia (11,4), Mato Grosso (11,1), Roraima (7,9), Piauí (7,7) e São Paulo (5,2).

Dicas para se proteger:

Ficar longe da água
A água é um condutor de eletricidade e atrai os raios. Por isso, lugares como piscinas e lagoas devem ser evitados durante temporais. Confira.

Locais descampados
Fuja de locais abertos como praias, campos de futebol ou plantações. Procure abrigo em construções de alvenaria, como casas ou prédios, mas evite ficar perto das janelas. Caso não tenha um lugar seguro por perto, o ideal é se deitar no chão e esperar a tempestade passar.

Interior de veículos
O interior do carro é um local protegido dos raios. No entanto, o ocupante não deve tocar em áreas de metal para evitar sofrer descarga elétrica.

Árvores ou guarda-sóis
Fique longe de árvores e de guarda-sóis. Ambos servem como para-raios natural, o que aumenta os riscos, em casos de temporais.

Chuveiro e aparelhos eletrônicos
Em caso de temporais com raios, não tome banho em chuveiro elétrico. Aparelhos eletrônicos também devem ser desconectados da tomada para evitar choques e danos aos equipamentos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Lucro da Caixa Econômica Federal cresce 62,8% no segundo trimestre e alcança 2,6 bilhões de reais
O maior diamante bruto do mundo, de 1.109 quilates, foi vendido por 166 milhões de reais
https://www.osul.com.br/o-brasil-tem-mais-de-77-milhoes-de-raios-por-ano-saiba-quais-sao-os-estados-mais-atingidos/ O Brasil tem mais de 77 milhões de raios por ano. Saiba quais são os Estados mais atingidos 2017-09-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar