Domingo, 21 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Música O brasileiro é mais apaixonado por música do que os americanos e os ingleses, diz pesquisa

Compartilhe esta notícia:

A dupla Zé Neto e Cristiano é a mais ouvida no rádio. (Foto: Francisco Cepeda/AgNews)

O Brasil é o país que tem a população mais apaixonada por música, segundo pesquisa divulgada pela Universal Music. Por meio de uma ferramenta digital, pessoas de diferentes idades e classes sociais de dez países foram entrevistadas pela internet. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Nas respostas, 83% dos brasileiros afirmaram ser completamente apaixonados por música. O índice é 25% maior do que os entrevistados nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

“Os EUA e a Inglaterra são os países que mais produzem e exportam conteúdo musical e são apaixonados por música também, mas o brasileiro, mesmo assim, superou esse sentimento. Os brasileiros também são os que mais consomem música de outros países”, afirma Claudio Vargas, diretor comercial e da unidade de negócios Music e Brands, da Universal Music Brasil.

A pergunta faz parte de uma pesquisa de mercado musical que incluiu países que mais investem nesse segmento, como Itália, México, África do Sul, Espanha, Argentina, Canadá e Austrália, além de Brasil, EUA e Reino Unido.

A pesquisa mostra ainda que a música acompanha o dia a dia do brasileiro. Dos entrevistados, 66% gostam de ouvir canções nos momentos de descanso. Já 58% escutam enquanto fazem tarefas domésticas, seguidos por aqueles que escutam no trânsito (53%), em reunião de amigos (51%) e no caminho para o trabalho (48%).

Produtos

Um outro dado interessante é que 36% das pessoas que afirmam gostar de música chegam a comprar produtos de marcas que patrocinam eventos do gênero. Outros 41% gostam de assistir anúncios publicitários estrelados com seus artistas favoritos.

Uma pesquisa paralela que utilizou dados das principais plataformas de streaming confirmou que o gênero sertanejo também é o mais ouvido por esse canal (41%), além de já ser sucesso nas rádios e no YouTube. Em segundo lugar aparece o funk, com 20%.

“Quando perguntamos o que a pessoa ouve, ela tende a falar o que gostaria de mostrar aos outros, mas o streaming deixa registrado o que realmente toca na playlist do brasileiro”, afirma Vagas.

Anualmente, empresas de serviços de streaming e rádios divulgam os rankings de canções mais executadas pelas pessoas: o sertanejo sempre aparece como o gênero musical mais ouvido. A dupla Zé Neto e Cristiano, por exemplo, é a mais ouvida no rádio, no YouTube e nas plataformas de streaming.

Considerada hoje cantora pop, Anitta veio do funk, gênero que está em alta há um tempo e se mantém revelando talentos, como MF Fioti, que passou de 1 bilhão de visitas com a música, “Bum Bum Tam Tam”, no YouTube.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Música

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Roberto Haag leva álbum ‘Canto da Noite’ ao palco do Café Fon Fon
Sarau Literário em alusão as comemorações da Semana da Consciência Negra
Pode te interessar