Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 24 de maio de 2020
O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, deu sinal verde em entrevista coletiva para que as partidas de futebol no país sejam retomadas a partir da semana do dia 8 de junho, uma segunda-feira.
“A Espanha fez o que deve e agora todos se abrem para novos horizontes. Há chegado o momento de recuperar muitas das atividades cotidianas. A partir do dia 8 de junho vai voltar La Liga de futebol”, anunciou.
A exemplo do que aconteceu na Alemanha, a bola vai voltar a rolar em condições que garantam a segurança de todos, como jogos com portões fechados. O Conselho Superior de Esportes (CSD) enfatizou a importância de um “retorno responsável” e agradeceu aos envolvidos.
La Liga, que organiza a primeira e a segunda divisão do país, também usou as redes sociais para destacar a data de retorno e também assegurou que todas as orientações dos órgãos de saúde serão seguidas. A Espanha ultrapassou a marca de 234 mil casos diagnosticados do novo coronavírus, mas os números caíram vertiginosamente nesta semana (foram 56 mortos na sexta-feira).
A organização do torneio ainda não divulgou as datas exatas das partidas. La Liga foi paralisada em 14 de março, antes da disputa da 28ª rodada (restando 11 rodadas para o fim). Os jogos previstos para a rodada 28 são exatamente os que serão realizados a partir do dia 8 do mês que vem. O Barcelona, líder com 58 pontos, visita o Mallorca, enquanto o Real Madrid, vice-líder com 56, recebe o Eibar.
O restante do campeonato deve ser disputado em uma verdadeira maratona – com pelo menos uma partida sendo disputada diariamente e um intervalo de 72 horas para cada time voltar a campo. Sevilla x Betis, o dérbi andaluz, deve se o primeiro jogo a ser realizado em La Liga, mas ainda falta a confirmação oficial das datas exatas.
Economia
Cerca de um milhão de empregos foram perdidos apenas em março, quando começou o lockdown, e o Banco da Espanha previu que a economia encolherá 12% neste ano. Sánchez afirmou que o Campeonato Espanhol de futebol é um evento que movimenta muito dinheiro na nação, e seu retorno será importante para o país.
O governo disse que o lockdown foi o que controlou a pandemia no país. As medidas de confinamento estão sendo retiradas pouco a pouco, embora moradores de Madri e Barcelona, os epicentros nacionais do vírus, permaneçam em isolamento. Ambas as cidades amenizarão as restrições, permitindo jantares fora de casa e aglomerações de até dez pessoas.