Terça-feira, 03 de novembro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O carro que caiu de uma altura de 11 metros e matou duas mulheres no aeroporto de Campinas estava com o pedal travado por um chinelo, diz o perito

Compartilhe esta notícia:

Carro ficou destruído. (Foto: Reprodução)

A perícia do Instituto de Criminalística (IC) de Campinas (SP) constatou que o pedal do carro que caiu de uma altura de 11 metros e matou duas mulheres no Aeroporto Internacional de Viracopos na manhã deste sábado (26) estava travado por um chinelo. A presença do calçado seria, na opinião do perito, um “indício muito forte” para determinar a causa do acidente.

Chefe do núcelo de Campinas do IC, Edvaldo Messias Barros explicou que o chinelo pode ser o responsável pelo aumento de velocidade, o que levou à perda da direção pela condutora, a professora Maria Érbia Cássia Carnaúba, de 32 anos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de SP, o caso foi registrado como homicídio culposo na direção de veículo automotor na 4ª Deatur (Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista) de Viracopos. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o acidente.

A perícia tem 30 dias para concluir o laudo, mas esse prazo pode ser prorrogado, dependendo da necessidade.

Amigas

Maria era amiga de Carolina Blasio da Silva, de 33 anos, que morava na Alemanha com o marido e uma filha de 1 ano e veio ao Brasil defender a tese de doutorado na Unicamp. A apresentação ocorreu nesta sexta (25).

A pesquisadora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp levava Carolina ao aeroporto, de onde a estudante embarcaria, às 8h30, em um voo com destino a Juiz de Fora (MG). A doutoranda aproveitaria a viagem ao Brasil para visitar os pais.

Mãe da jovem, Denise Blasio usou as redes sociais para lamentar o acidente. “Deus levou minha vida meu orgulho. MINHA FILHA”, postou ao lado de uma foto de Carolina com Maria.

De acordo com a Setec, o velório da pesquisadora Maria Érbia ocorre no Cemitério dos Amarais, em Campinas, na noite deste sábado e o enterro será realizado às 8h30, no mesmo local, neste domingo (27). O sepultamento de Carolina será na cidade de Campos Altos (MG). O horário não foi informado.

“É com profunda consternação que a Unicamp recebe a notícia do falecimento das pesquisadoras Maria Erbia Cassia Carnaúba e Carolina Blasio da Silva. A universidade e a comunidade acadêmica lamentam profundamente o acidente e se solidarizam com familiares e amigos das vítimas”, divulgou a universidade, em nota.

O acidente

De acordo com a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o acidente ocorreu às 7h17, no viaduto que dá acesso à área de embarque do terminal. O veículo com as duas pesquisadoras da Unicamp ficou sem controle, bateu no meio-fio, cruzou a pista e acertou a proteção de ferro e vidro, despencando de uma altura de 11 metros.

Uma das vias precisou ser bloqueada para o trabalho das equipes de resgate e da polícia, e o tráfego dentro do aeroporto não foi prejudicado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário
A nova lei trabalhista diz que a rescisão não precisa mais da homologação no sindicato
Seminário discute os Desafios do Movimento Sindical com a Aprovação da Reforma Trabalhista
Pode te interessar