Domingo, 21 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde O chá que pode ajudar a acelerar o metabolismo e equilibrar a microbiota intestinal

Compartilhe esta notícia:

A origem do chá de jasmim remonta à antiga China, especificamente à dinastia Ming. (Foto: Freepik)

O chá de jasmim, originário do Oriente e especialmente valorizado na China – onde é consumido a qualquer hora do dia –, é tradicionalmente produzido apenas com folhas de chá verde e flores frescas de jasmim. Seu sabor envolvente, doce e sutil fez dele uma bebida que, além de saborosa, oferece benefícios à saúde; entre os mais destacados estão: relaxamento, melhora da digestão e bem-estar geral graças às suas propriedades antioxidantes.

O início de seu consumo remonta à antiga China, especificamente durante a dinastia Ming (1368–1644). Foi nessa época que a flor de jasmim foi incorporada pela primeira vez à produção do chá; essa tradição seria fortalecida centenas de anos depois, já na dinastia Qing (a última dinastia chinesa), que impulsionou sua exportação ao Ocidente no século XIX. Apesar de hoje ser produzido em larga escala e em diversas partes do mundo, a região chinesa de Fujian continua sendo sua maior produtora.

O chá de jasmim pode ser consumido diariamente, mas sua intensidade depende do formato. A coach de saúde e especialista em nutrição holística, Yael Hasbani, revela que os sachês tradicionais geralmente têm concentrações mais baixas dos compostos do chá verde e são aromatizados artificialmente com jasmim; já as folhas soltas e a flor fresca de jasmim permitem controlar melhor a qualidade e a intensidade do sabor.

Um dado importante que ela destaca é que consumir esse tipo de chá após uma refeição rica em ferro inibe a absorção desse mineral. Para evitar isso, ela recomenda aguardar um período de digestão de 40 minutos a uma hora antes de tomar a bebida.

Para que serve tomar chá de jasmim? Tomá-lo é uma experiência completa. Para Hasbani, tanto a doçura da flor de jasmim quanto os compostos do chá verde se potencializam, evitando que a pessoa fique com aquela sensação áspera das folhas na boca. Entre os principais benefícios de seu consumo, a especialista menciona:

– 1. Capacidade antioxidante: “Seu conteúdo de chá verde contribui para a oxidação das gorduras como fonte de energia/combustível, o que acaba tornando o metabolismo mais eficiente”, afirma Hasbani.

Ela acrescenta também que o chá está repleto de compostos vegetais poderosos, conhecidos como polifenóis e flavonoides (como catequina, quercetina e L-teanina), que promovem relaxamento e reduzem a inflamação do corpo.

– 2. Diversidade microbiana: Uma pesquisa publicada em 2022 na revista Nutrients confirmou que o chá de jasmim preparado a frio pode melhorar a diversidade microbiana intestinal. De acordo com o que observaram os pesquisadores, a bebida promovia cepas benéficas de bactérias e inibia o crescimento de cepas patogênicas. As descobertas indicam que o chá de jasmim preparado a frio poderia servir como uma possível bebida funcional para prevenir a obesidade e a disbiose da microbiota intestinal, segundo os estudiosos.

– 3. Efeito calmante: Um estudo publicado na Revista Europeia de Fisiologia Aplicada afirma que a fragrância do chá de jasmim foi capaz de melhorar o estado de ânimo de 24 participantes. Os pesquisadores observaram que o aroma teve um efeito calmante sobre o sistema nervoso autônomo, que controla a respiração, a frequência cardíaca e a digestão. Eles destacam que a baixa intensidade do aroma do chá de jasmim tem efeitos sedativos tanto sobre a atividade do sistema nervoso autônomo quanto sobre o humor, e o (R)-(-)-linalol – um de seus componentes – pode imitar esses efeitos.

– 4. Contribui para a higiene dental: Graças à presença de catequinas – um grupo de polifenóis que podem ajudar a proteger contra cáries ao eliminar bactérias formadoras de placa – o chá de jasmim é um aliado da saúde bucal. Por exemplo, um estudo com 30 pessoas observou que utilizar um enxaguante bucal à base de catequinas de chá verde durante uma semana foi tão eficaz para reduzir a placa dental quanto um enxaguante bucal antisséptico.

Outros artigos acadêmicos sugerem que essa infusão é capaz de combater o mau hálito ao reduzir as bactérias que causam o odor.

Quanto ao consumo, Hasbani alerta que ele deve ser moderado durante a gravidez (devido ao conteúdo de cafeína) e que pacientes com quadros de ansiedade ou estresse não devem usá-lo como substituto de medicamentos ansiolíticos.

“Nesses casos, é sempre necessário consultar o profissional que conduz o tratamento psicológico”, informa. As informações são do jornal La Nación.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Autoexame das mamas: um gesto simples que salva vidas
Gripe K: tudo o que se sabe sobre a nova cepa do vírus influenza, alvo de alerta da Organização Mundial da Saúde
https://www.osul.com.br/o-cha-que-pode-ajudar-a-acelerar-o-metabolismo-e-equilibrar-a-microbiota-intestinal/ O chá que pode ajudar a acelerar o metabolismo e equilibrar a microbiota intestinal 2025-12-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar